Sebos oferecem opções de livros didáticos mais baratos

Nas lojas são registradas longas filas de pais que tentam vender ou comprar títulos usados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/01/2019 17:43 / atualizado em 09/01/2019 21:34

Em clima de volta às aulas é a hora dos pais “pechincharem” os preços dos materiais escolares nas papelarias, especialmente os livros didáticos que serão utilizados na escola, pois neste período os valores podem duplicar. Mas a boa notícia é que há lugares que vendem livros usados, em bom estado e com valores acessíveis. É o caso das livrarias Sebinho (406 Norte), Livraria Pindorama (505 Sul), Armazém do Livro Usado (402 Norte), Sebão (409 Norte), entre outros. 

O Sebinho, por exemplo, existe há 33 anos e reúne mais de 90 mil livros didáticos e paradidáticos. “Nesta época do ano, há uma grande procura. Podemos dizer que tem um aumento de mais de 50% de visitação. Creio que as pessoas também se conscientizam sobre a importância da reutilização dos livros para o meio ambiente”, explica a proprietária do Sebinho, Cida Caldas. O Armazém do Livro Usado surgiu em 1998 e fornece os mais variados tipos de obras, desde o raro, antigos, autografados e seminovos. No total, são mais de 50 mil exemplares.
 
Aline Rocha/Esp. CB/D.A Press

No Sebinho da 406 Norte, as obras variam no preço. O mais barato custa em torno de R$ 5 e o mais caro pode chegar até R$ 130. A professora Elimárcia Aguiar, 40 anos, visita o local constantemente. Esta foi a primeira vez que ela levou os filhos Luíza Aguiar, 5 anos, e Davi Aguiar, 8 anos. Para ela, comprar exemplares usados é algo cultural. “Há uma história por trás de cada obra que já foi lida. O custo-benefício também é muito bom, consigo comprar livros 50% mais barato, por exemplo”, explica. O filho, Davi, gostou da experiência de visitar o Sebinho e deixa bem claro os temas de que mais gosta. “Aqui, tem um monte de coisas legais. Gosto de livros de ciência, planetas e dinossauros”, diz.
 
Aline Rocha/Esp. CB/D.A Press
 
Há dois anos o engenheiro elétrico Paulo Hargreaves, 48, visita a livraria. A finalidade é comprar pelo menor preço os livros didáticos para os filhos. “Aqui, sempre encontramos livros bem conservados e pela metade do preço.” As crianças estudam no Leonardo da Vinci e estão no 7° e 9° ano do ensino fundamental. A própria instituição costuma promover uma feira de livros todos os anos. O objetivo é que os novos estudantes comprem os exemplares mais barato. “Conseguimos encontrar alguns livros lá também, com preços bem acessíveis”, explica.

Oportunidade para vender


Já pensou você ganhar dinheiro e ainda ajudar outras pessoas? Os sebos também dão a chance para quem quer desapegar daquele livro que está guardado na estante e sem uso. Para vender é simples. Basta chegar ao local e entregar os exemplares. Em seguida, os funcionários fazem uma avaliação com alguns critérios: estado de conservação, ano e temática. “Isso é feito para que o futuro comprador tenha prazer na hora de ler”, ressalta Cláudia Caldas. Ao final da análise, se a obra for aceita, a pessoa ganha créditos para usar na própria loja ou o valor em dinheiro. Esse processo é feito de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 17h.
 
Aline Rocha/Esp. CB/D.A Press

Julia Blanger, 18 anos, soube da possibilidade por meio da internet. A jovem veio de Formosa (GO) só para vender 10 livros do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio no Sebinho. “Como terminei o ano letivo e não vou mais usar, decidi passar para frente e ganhar um dinheirinho”, conta. 

Anote!

Sebinho Livraria, Café e Bistrô

Local: SCLN 406, Bl. C, Lj. 44 – Asa Norte

sebinho@sebinho.com.br

Horário de funcionamento: Sebinho Café (de segunda-feira a sexta-feira, das 12h as 23h e sábados das 8h30 às 23h); livraria (de segunda-feira  a sábado, das 9h as 22h); avaliação de livros (de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 17h)

Armazém do Livro Usado

Local: CLN 402 Bloco C Loja 34 / Asa Norte

Telefone: (61) 3037-7729

Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h e sábados, das 9h às 13h
 

Sebão de Livros Usados

Local: SHCN CLN 409 BL. D Asa Norte

Telefone: (61) 3447-6672

Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h e sábados, das 9h às 12h


Livraria Pindorama

Local: CRS 505 Bl. A lj 41 Asa Sul

pindoramadf@gmail.com

Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h
 
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá