Darcianne Diogo*
postado em 09/01/2019 17:43
Em clima de volta às aulas é a hora dos pais ;pechincharem; os preços dos materiais escolares nas papelarias, especialmente os livros didáticos que serão utilizados na escola, pois neste período os valores podem duplicar. Mas a boa notícia é que há lugares que vendem livros usados, em bom estado e com valores acessíveis. É o caso das livrarias Sebinho (406 Norte), Livraria Pindorama (505 Sul), Armazém do Livro Usado (402 Norte), Sebão (409 Norte), entre outros.
O Sebinho, por exemplo, existe há 33 anos e reúne mais de 90 mil livros didáticos e paradidáticos. ;Nesta época do ano, há uma grande procura. Podemos dizer que tem um aumento de mais de 50% de visitação. Creio que as pessoas também se conscientizam sobre a importância da reutilização dos livros para o meio ambiente;, explica a proprietária do Sebinho, Cida Caldas. O Armazém do Livro Usado surgiu em 1998 e fornece os mais variados tipos de obras, desde o raro, antigos, autografados e seminovos. No total, são mais de 50 mil exemplares.
No Sebinho da 406 Norte, as obras variam no preço. O mais barato custa em torno de R$ 5 e o mais caro pode chegar até R$ 130. A professora Elimárcia Aguiar, 40 anos, visita o local constantemente. Esta foi a primeira vez que ela levou os filhos Luíza Aguiar, 5 anos, e Davi Aguiar, 8 anos. Para ela, comprar exemplares usados é algo cultural. ;Há uma história por trás de cada obra que já foi lida. O custo-benefício também é muito bom, consigo comprar livros 50% mais barato, por exemplo;, explica. O filho, Davi, gostou da experiência de visitar o Sebinho e deixa bem claro os temas de que mais gosta. ;Aqui, tem um monte de coisas legais. Gosto de livros de ciência, planetas e dinossauros;, diz.
Há dois anos o engenheiro elétrico Paulo Hargreaves, 48, visita a livraria. A finalidade é comprar pelo menor preço os livros didáticos para os filhos. ;Aqui, sempre encontramos livros bem conservados e pela metade do preço.; As crianças estudam no Leonardo da Vinci e estão no 7; e 9; ano do ensino fundamental. A própria instituição costuma promover uma feira de livros todos os anos. O objetivo é que os novos estudantes comprem os exemplares mais barato. ;Conseguimos encontrar alguns livros lá também, com preços bem acessíveis;, explica.
Oportunidade para vender
Já pensou você ganhar dinheiro e ainda ajudar outras pessoas? Os sebos também dão a chance para quem quer desapegar daquele livro que está guardado na estante e sem uso. Para vender é simples. Basta chegar ao local e entregar os exemplares. Em seguida, os funcionários fazem uma avaliação com alguns critérios: estado de conservação, ano e temática. ;Isso é feito para que o futuro comprador tenha prazer na hora de ler;, ressalta Cláudia Caldas. Ao final da análise, se a obra for aceita, a pessoa ganha créditos para usar na própria loja ou o valor em dinheiro. Esse processo é feito de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 17h.
Julia Blanger, 18 anos, soube da possibilidade por meio da internet. A jovem veio de Formosa (GO) só para vender 10 livros do 1;, 2; e 3; anos do ensino médio no Sebinho. ;Como terminei o ano letivo e não vou mais usar, decidi passar para frente e ganhar um dinheirinho;, conta.
Anote!
Sebinho Livraria, Café e Bistrô
Local: SCLN 406, Bl. C, Lj. 44 ; Asa Norte
sebinho@sebinho.com.br
Horário de funcionamento: Sebinho Café (de segunda-feira a sexta-feira, das 12h as 23h e sábados das 8h30 às 23h); livraria (de segunda-feira a sábado, das 9h as 22h); avaliação de livros (de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 17h)
Armazém do Livro Usado
Local: CLN 402 Bloco C Loja 34 / Asa Norte
Telefone: (61) 3037-7729
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h e sábados, das 9h às 13h
Sebão de Livros Usados
Local: SHCN CLN 409 BL. D Asa Norte
Telefone: (61) 3447-6672
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h e sábados, das 9h às 12h
Livraria Pindorama
Local: CRS 505 Bl. A lj 41 Asa Sul
pindoramadf@gmail.com
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá