Governo anuncia nomes dos coordenadores regionais de ensino do DF

Selecionados passaram por processo promovido por equipe de funcionários da Secretaria de Educação. Dos 14 que estavam na função, seis deixarão o cargo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/01/2019 12:10 / atualizado em 11/01/2019 14:09

O Governo do Distrito Federal anunciou, nesta sexta-feira (11/1), os nomes dos 14 coordenadores regionais de ensino para os próximos quatro anos. A nomeação dos escolhidos será publicada no Diário Oficial do DF na segunda-feira (14/1). Seis dos 14 atuais saem da função. Eles eram responsáveis pelas regiões de Brazlândia, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Santa Maria e São Sebastião. Os oito demais permanecem no cargo. 



Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press


No modelo anterior, o governador e o secretário de Educação escolhiam um dos indicados em lista tríplice para cada umas das regionais. No entanto, como ocorreu em 2015, a seleção, mais uma vez, passou por mudanças. Ao contrário das indicações pelos diretores em votação aberta, os responsáveis pelas escolas de cada regional escolheram os indicados por meio de eleição secreta.

Os três mais votados de cada regional compuseram a lista encaminhada à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Na pasta, uma banca de 14 dirigentes deu continuidade ao processo de forma mais aprofundada. A equipe incluiu funcionários de cargos estratégicos da pasta e promoveu análises de currículos, compliance (cumprimento das normas legais e regulamentares da instituição), da reputação e das recomendações dos candidatos.


Em seguida, os participantes passaram por uma entrevista, com questionamentos vinculados aos planos para a futura gestão, e precisaram apresentar um plano de trabalho à banca. A seleção por parte dos dirigentes incluiu ainda consultas a distritais, que informaram se conheciam os indicados ou se teriam recomendações. Os concorrentes que conseguiram as maiores pontuações como resultado da soma de cada etapa foram escolhidos para a gestão das regionais.

 

O processo de avaliação começou em dezembro. A pasta chegou a cogitar a formalização de parcerias com duas organizações sem fins lucrativos para a seleção: a Fundação Lemann e a Vetor Brasil. A SEDF chegou a ter uma reunião com a última, mas concluiu que não haveria tempo hábil para fechar a colaboração. As conversas com a Fundação Lemann, entretanto, ainda estão em andamento. O interesse da secretaria é que a entidade elabore um plano de formação dos novos coordenadores. 

 

Confira quem são os 14 selecionados:


Brazlândia    
Humberto José Lopes

Ceilândia    
Marcos Antonio de Sousa

 

Gama    

Cássia Maria Marques Nunes

Guará    

Afrânio de Sousa Barros

Núcleo Bandeirante    
Ana Maria Alves da Silva

Paranoá    
Isac Aguiar de Castro

Planaltina    
Bento Alves dos Reis

Plano Piloto e Cruzeiro    
Álvaro Matos de Souza

Recanto das Emas    
Afonso Wescley de Medeiros Santos

Samambaia    
Cícero Elivan Alves Feitosa

Santa Maria    
Augusto C. da Silva Freire

São Sebastião    
Luiz Eugênio Barros de Brito

Sobradinho    
Marco Aurélio Vieira de Souza

Taguatinga
Juscelino Nunes de Carvalho