O Governo do Distrito Federal anunciou, nesta sexta-feira (11/1), os nomes dos 14 coordenadores regionais de ensino para os próximos quatro anos. A nomeação dos escolhidos será publicada no Diário Oficial do DF na segunda-feira (14/1). Seis dos 14 atuais saem da função. Eles eram responsáveis pelas regiões de Brazlândia, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Santa Maria e São Sebastião. Os oito demais permanecem no cargo.
No modelo anterior, o governador e o secretário de Educação escolhiam um dos indicados em lista tríplice para cada umas das regionais. No entanto, como ocorreu em 2015, a seleção, mais uma vez, passou por mudanças. Ao contrário das indicações pelos diretores em votação aberta, os responsáveis pelas escolas de cada regional escolheram os indicados por meio de eleição secreta.
Os três mais votados de cada regional compuseram a lista encaminhada à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Na pasta, uma banca de 14 dirigentes deu continuidade ao processo de forma mais aprofundada. A equipe incluiu funcionários de cargos estratégicos da pasta e promoveu análises de currículos, compliance (cumprimento das normas legais e regulamentares da instituição), da reputação e das recomendações dos candidatos.
Em seguida, os participantes passaram por uma entrevista, com questionamentos vinculados aos planos para a futura gestão, e precisaram apresentar um plano de trabalho à banca. A seleção por parte dos dirigentes incluiu ainda consultas a distritais, que informaram se conheciam os indicados ou se teriam recomendações. Os concorrentes que conseguiram as maiores pontuações como resultado da soma de cada etapa foram escolhidos para a gestão das regionais.
O processo de avaliação começou em dezembro. A pasta chegou a cogitar a formalização de parcerias com duas organizações sem fins lucrativos para a seleção: a Fundação Lemann e a Vetor Brasil. A SEDF chegou a ter uma reunião com a última, mas concluiu que não haveria tempo hábil para fechar a colaboração. As conversas com a Fundação Lemann, entretanto, ainda estão em andamento. O interesse da secretaria é que a entidade elabore um plano de formação dos novos coordenadores.
Confira quem são os 14 selecionados:
Brazlândia
Humberto José Lopes
Ceilândia
Marcos Antonio de Sousa
Gama
Cássia Maria Marques Nunes
Guará
Afrânio de Sousa Barros
Núcleo Bandeirante
Ana Maria Alves da Silva
Paranoá
Isac Aguiar de Castro
Planaltina
Bento Alves dos Reis
Plano Piloto e Cruzeiro
Álvaro Matos de Souza
Recanto das Emas
Afonso Wescley de Medeiros Santos
Samambaia
Cícero Elivan Alves Feitosa
Santa Maria
Augusto C. da Silva Freire
São Sebastião
Luiz Eugênio Barros de Brito
Sobradinho
Marco Aurélio Vieira de Souza
Taguatinga
Juscelino Nunes de Carvalho