Ensino_EducacaoBasica

Escola de São Sebastião recebe espetáculo baseado em tradição africana

Apresentação será entre 19 e 20 de janeiro, a peça %u201CIRANDÌ %u2013 do barro ao ferro%u201D. A entrada é gratuita

Eu, Estudante
postado em 17/01/2019 16:10
O Centro Educacional São Francisco, em São Sebastião, apresentará espetáculo teatral ;Irandi ; do barro ao ferro;, do coletivo negro Nós que aqui estamos, entre 19 e 20 deste mês, às 20h. A entrada é gratuita e a peça conta com intérprete de língua brasileira de sinais (libras) para garantir acessibilidade e democratização cultural.
Apresentação será entre 19 e 20 de janeiro, a peça %u201CIRANDÌ %u2013 do barro ao ferro%u201D. A entrada é gratuita

Esse espetáculo é baseado em contos de tradição africana e tem por objetivo resgatar as raízes da cultura afro-brasileira. A trama ocorre em três atos que, apesar de não estarem em uma trajetória linear, estão conectados. No primeiro momento, é encenado o conto ;O Doutor cura quem tá para morrer;, de Mestre Didi ; um dos grandes responsáveis por preservar a ancestralidade afro-brasileira com estudos e publicações sobre o tema. As cenas levam a reflexão sobre a relação vida e morte.

Outra parte da peça ocorre em uma cozinha, onde se retrata a memória das pessoas negras que contribuíram para a libertação do povo preto nos sentidos mais amplos de existência. A força de Ogum está presente na peça por meio do ferro que recobra a ideia de que o povo preto é guerreiro, com sangue de reis e rainhas.

Anote!

Nome: Irandí ; do barro ao ferro
Dias: 19 e 20 de janeiro, às 20h, CED São Francisco
Endereço: Quadra 17 Lote 100, Bairro São Francisco ; São Sebastião








Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação