Ensino_EducacaoBasica

Estudantes vão disputar olimpíada de matemática na Romênia

A equipe é integrada por quatro alunos de Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e de São Paulo

Eu, Estudante
postado em 29/01/2019 12:40
A organização da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que ocorreu na última semana em Anápolis (GO), anuncio a equipe (quatro alunos e dois líderes) que representará o país na primeira disputa internacional do ano, a Romanian Master of Mathematics. Todos conquistaram medalhas de ouro, no nível 3, na 40; OBM 2018. A olimpíada romena será realizada no período de 20 a 25 de fevereiro.
Estudantes de Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e de São Paulo foram escolhidos para compor a equipe que disputará a olimpíada de matemática na Romênia
Os estudantes que integrarão o time do Brasil na 11; edição do torneio, em Bucareste, capital da Romênia, são Samuel Prieto Lima (Goiânia-GO), Bernardo Peruzzo Trevizan (Canoas-RS), Guilherme Zeus Dantas e Moura (Maricá-RJ) e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado (Santa Cruz do Rio Pardo-SP).

A equipe conta com dois veteranos em competições internacionais. Em 2018, Trevizan ganhou bronze na Romanian e Sponchiado, o ouro na disputa nobre do circuito, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Os integrantes do time brasileiro serão liderados por Gustavo Empinotti (São Paulo-SP) e vice-liderados por Diego Elói (Fortaleza-CE).

Organizada desde 2007, a Romanian Master of Mathematics é uma das olimpíadas matemáticas mais conceituadas, por reunir jovens talentos dos países com melhor desempenho na IMO. Em todas as suas participações, a equipe brasileira soma duas medalhas de prata e 17 bronzes.

Além do Brasil, já confirmaram a participação na edição deste ano as equipes da Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Coreia do Sul, China, Eslovênia, Geórgia, Estados Unidos, Hungria, Indonésia, Irã, Itália, Israel, Moldávia, Reino Unido, Polônia, Peru, Rússia, Sérvia e Ucrânia.

Conheça a Semana Olímpica

A 22; Semana Olímpica foi sediada em Anápolis (GO) até a úlltia sexta-feira (25). A cidade se tornou a Capital da Matemática e recebeu 115 estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário no evento organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com os melhores colocados na 40; Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2018.

Em 2018, 147 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil foram premiados pela OBM com medalhas de ouro, prata e bronze, além de 159 menções honrosas, a ser entregues na cerimônia que encerrará a Semana Olímpica, esta sexta-feira (25). Nesta edição 115 estudantes de 13 estados ficaram reunidos no Estância Park Hotel para trocar conhecimentos com quem compartilha do interesse pela Matemática. Também foram convidados a participar da Semana Olímpica 11 alunos premiados na Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg).

Além de treinamentos intensivos ; aulas, palestras, minicursos e simulados ; de combinatória, teoria dos números, geometria e álgebra, sob a tutela de 25 professores de diversos Estados, os medalhistas foram convidados a participar dos testes para integrar a equipe brasileira em competições internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação