Ensino_EducacaoBasica

Secretaria de Educação divulga contemplados em vagas remanescentes

Mais de 8,5 mil estudantes deverão aguardar segunda listagem, que sai em 7 de fevereiro

Erika Manhatys*
postado em 30/01/2019 17:06
No fim da tarde desta quarta-feira (30), a Secretaria de Educação divulgará os nomes dos alunos contemplados nas vagas remanescentes das regionais de ensino. A partir das 18h, pais e responsáveis devem acessar a plataforma da pasta e inserir o nome do aluno e a data de nascimento para saber a situação da criança.
Na primeira etapa cerca de 11,7 mil estudantes foram contemplados
Neste ano, foi apurado número recorde de procura nas vagas remanescentes. No total, mais de 20 mil estudantes aguardam por matrícula. Desse total, 11,7 mil são novos na rede pública de ensino. São 8,5 mil a mais que o esperado pela pasta. Esses, terão outro prazo para fazer a matrícula.

A Secretaria garante que todos os alunos serão matriculados. Para isso, é estimado que 300 novas turmas deverão ser abertas para atender o quantitativo. A diretora de oferta educacional, Raphaella Cantarino, explica que os estudantes da rede pública têm prioridade sobre os demais. ;Aqueles que já fazem parte da rede já estão matriculados, daí aqueles que vêm de outros estados ou da rede particular passam a concorrer pelas vagas que sobram;, esclarece.

A Regional de Ensino com a maior quantidade de vagas ofertadas é Ceilândia. São 1.752 alunos em busca de matrícula. O segmento que mais abrirá vagas é a educação infantil: são 2,3 mil.

Esta é a última chance para efetivar a matrícula na rede. Aqueles que perderem o prazo não serão atendidos pela pasta. Os 8,5 mil alunos que aguardam a abertura de novas vagas terão o resultado divulgado em 7 de fevereiro. As matrículas para esses alunos deverão ser efetivadas em 8 e 11 de fevereiro na unidade escolar na qual foram contemplados.

No site

Para atender a todos, a SEEDF vai divulgar hoje duas mensagens na visualização do resultado das vagas remanescentes em seu site, uma dirigida àqueles contemplados agora e outra para quem terá que aguardar.

A primeira mensagem será ;CONTEMPLADO; e conterá o nome da escola na qual o estudante atendido a partir de hoje estudará. Esses alunos deverão efetivar a matrícula na escola na qual foram contemplados com uma vaga nos dias 31 de janeiro e 1; de fevereiro. Atenção, caso não haja a efetivação no período indicado acima, o estudante perderá a vaga.

Uma segunda mensagem será ;EM PROCESSAMENTO ; AGUARDAR NOVO RESULTADO NO DIA 7 DE FEVEREIRO;. Os estudantes que receberem essa mensagem deverão aguardar um novo resultado, previsto para ser divulgado em 7 de fevereiro, a partir de 18h. Basta aguardar e acessar o site da Secretaria neste dia.

Busca elevada

Raphaella afirma que a quantidade de pessoas buscando as vagas remanescentes superou muito a expectativa da pasta. Um dos motivos é a transferência de escolas particulares para a rede pública. ;Tem muita gente que muda de estado, mas o que mais observamos é a saída de alunos da rede privada de ensino para as escolas públicas do Distrito Federal. Este fator aumentou muito a procura;, diz.

Eliane Pereira, secretária escolar no CEF 01, no Cruzeiro, também credita a mobilidade entre as redes como uma justificativa ao alto número de procura. ;Nesta semana, eu recebi um pai que me contou que havia calculado o valor das mensalidades dos filhos na escola particular, mas que o orçamento não fechava. Ele chegou aqui desesperado, querendo matricular as três crianças e não havia a possibilidade;.

A secretária diz que a perda do prazo e o desconhecimento das plataformas automatizadas de atendimento também são causadoras do estresse. ;Os pais chegam aqui na escola querendo efetivar a matrícula, ocorre que o processo é obrigatoriamente realizado pelo 156 e dentro do prazo estipulado pela secretaria. Nós não podemos fazer nada e eles acabam perdendo a viagem;, conta Eliane.

Pela primeira vez, a Secretaria de Educação conseguiu apurar antecipadamente o número de estudantes que não conseguiu uma vaga durante o período de matrícula. O processo de remanejamento de vagas remanescentes foi todo informatizado. Antes, quem não perdia o prazo, deveria comparecer diretamente às escolas para tentar uma oportunidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação