Samara Schwingel*, Isa Stacciarini
postado em 14/02/2019 15:56
Na manhã desta quinta-feira, 14/2, o Centro Educacional 1 da Estrutural ganhou uma nova arte em homenagem ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.
A pintura foi feita três dias após um antigo grafite do líder ser apagado na escola que adota a gestão militarizada no ano letitvo de 2019. Nas redes sociais, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, divulgou a nova arte. Com uma alteração: a frase não é do ex-presidente africano, mas do filósofo Pitágora: ;Educai as crianças e não será preciso castigar os homens;. No grafite que foi apagado, a frase dita por Mandela em 2003, durante o lançamento de uma ONG educacional, era: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Diretora da escola, Estela Accioly explicou que, no ano passado, fez o pedido para desenharem o rosto de Mandela na fachada do colégio, mas o muro da instituição passou por uma pintura no início deste ano. "Recolocamos a arte na lateral do muro e não tem nada demais nisso. É a mesma coisa de um mural dentro da escola que mudamos as frases, porque há uma rotatividade nos trabalhos pedagógicos", afirmou.
Ela ainda frisou que a retirada do rosto do maior representante da luta contra o apartheid não tem qualquer relação com a gestão compartilhada do colégio com a Polícia Militar. "A frase antiga permanece ao lado do rosto dele e eu não estou vendo nenhum problema nisso", alegou
No post do Faceook, a Secretaria de Educação afirma que o desenho servirá de inspiração para os estudantes da escola. Além disso, também ressalta que Nelson Mandela é uma das maiores inspirações para os direitos humanos em todo o mundo, sendo um exemplo e um paradigma a ser seguido.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá