Ensino_EducacaoBasica

Estudantes do Paranoá lançam campanha contra o racismo nas escolas

Campanha foi desenvolvida por jovens vinculados ao Projeto Onda, iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)

Eu, Estudante
postado em 14/02/2019 17:29

Campanha foi desenvolvida por jovens vinculados ao Projeto Onda, iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)
Estudantes do Centro de Ensino Fundamental CEF 5 do Paranoá apresentam ação contra o racismo com foco em ambientes escolares. O evento de lançamento vai ocorrer em 27 de fevereiro às 10h, na Quadra Coberta da Praça Central da cidade. Além da divulgação dos produtos da campanha, a atividade contará com apresentações artísticas e a presença de autoridades locais e nacionais.


A campanha ;Por que não amar?; do Projeto Onda, empreendimento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), foi desenvolvida por adolescentes a partir de atividades formativas em educomunicação visando sensibilizar a comunidade para valorização da juventude negra. Eles produziram calendários com fotos e frases relacionadas à questão racial, além de vídeos e cartazes temáticos. Também foram feitos cadernos, broches e adesivos que serão apresentados dia do lançamento.


Para representar o cotidiano de jovens negros, os estudantes criaram a personagem fictícia Luzia, que enfrenta várias situações de racismo no ambiente escolar. Os adolescentes desenvolveram história e personalidade para Luzia, assim como um diário no qual ela relata algumas das situações de preconceito.


O Projeto Onda pela Paz, juntamente com a campanha ;Por que não amar?; propõe educação em direitos humanos e formação cidadã para os jovens do Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação