Eu, Estudante
postado em 15/02/2019 13:47
Professores da rede pública podem se inscrever nos programas de bolsas de estudos para estrangeiros de 2019 no Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT). Para os moradores do Distrito Federal, as inscrições devem ser feitas até 22 de fevereiro pessoalmente na Embaixada do Japão no Brasil.
As ofertas incluem o pagamento integral de passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e uma ajuda de custa mensal para despesas. O programa de Treinamento de Professores tem como objetivo promover pesquisas na área de educação escolar em universidades japonesas. Os bolsistas serão convidados a residir no Japão entre outubro deste ano e março de 2021, período em que terão a oportunidade de conhecer o mundialmente elogiado sistema de ensino japonês.
Podem se inscrever professores e outros profissionais do ensino fundamental ou médio, com experiência mínima de cinco anos. Os candidatos também devem ter ensino superior completo e até 34 anos de idade. O processo seletivo inclui uma prova de língua japonesa e outra de língua inglesa, além de uma entrevista. Aqueles que não comprovarem conhecimento suficiente do Japonês poderão fazer aulas no início do programa, no Japão, a fim de frequentar aulas nesse idioma.