Ensino_EducacaoBasica

Tempo e autoconhecimento são temas de palestra no Colégio Logosófico

O evento ocorrerá nesta quarta-feira (27), no auditório da instituição, às 20h

Tayanne Silva*
postado em 27/02/2019 15:46
Rápido, inquietante, curto e imprevisível. São esses alguns dos adjetivos dados pelo homem para se referir ao tempo. Como se pode ganhá-lo e aproveitá-lo melhor? Esse desafio será debatido hoje pelo administrador José Augusto, 65 anos, em palestra que vai proferir nesta quarta-feira, às 20h, no auditório do Colégio Logosófico de Brasília (704 Norte). As inscrições devem ser feitas por telefone (61) 3326-4205, com uma hora de antecedência do evento, cujo tema será "Tempo que se ganha é a vida que se amplia".
Os alunos com o palestrante. Fabrício, José, Marina e Matheus
;É um assunto de grande interesse para as pessoas e surgem várias interrogações sobre o assunto: como usar o tempo? como administrá-lo? É uma inquietude do homem, e ele o gasta com necessidades pessoais e profissionais;, explica o palestrante.
O palestrante, José Augusto
A palestra é baseada nas experiências vividas pelo palestrante com base nos conceitos da logosofia, uma corrente de pensamento criada pelo pensador humanista e educador argentino González Pecotche, conhecido como Raumsol (1901-1963). O objetivo é ensinar por meio da autotransformação e evolução do pensamento, que é uma das inteligências humanas. ;Esse esforço e a busca de conhecer a si mesmo são o que amplia a vida. Ao passar o tempo pensando sobre o próprio mundo interno, também poderá perceber o que você fez sem sua vontade e como pode melhorar o aproveitamento do tempo;, conta o graduado em administração pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). José também explica que essa procura pelo autoconhecimento pode não ter um fim.

O tempo na escola

Estudantes e a comunidade, em geral, são o público-alvo da palestra. A coordenadora Tatiana Veroneze do Colégio Logosófico de Brasília explica a importância da palestra. ;Nossos alunos estudam esse assunto desde pequenos. Começando com o tempo do relógio, como organizar as tarefas diárias e depois quando chegam ao 6; e ao 9; anos aprofundamos o conteúdo;, observa. Mas quando sobra o tempo, o que fazer dele? Ela explica que o aluno pode fazer uma autoanálise e, com essa aprendizagem adquirida, pensar por si. ;Ele pode começar a refletir o que agrega na própria vida, ser um ser humano melhor e mais feliz, ou seja, voltar para o ;eu;. Saber o que tem e observar o que consegue melhorar? O que impede viver coisas boas?;, enfatiza.
A coordenadora do colégio, Tatiana Veroneze
A Fundação Logosófica é a mantenedora do Colégio Logosófico de Brasília. José Augusto é membro da fundação há 36 anos. Lá, ele tem feito muitos cursos de preparação e de formação. ;Essa capacitação foi feita por meio de palestras, reuniões semanais e estudos individuais sobre o assunto;, relata. Além disso, a fundação faz a seleção anual dos temas para cada palestra mensal e, em seguida, um estudante é escolhido para fazer a apresentação.

Autoconhecimento

Os alunos do 9; ano estudam o assunto da palestra uma vez na semana dentro da disciplina leitura ética e cidadão do mundo, que faz parte do conteúdo de português. Essa matéria aborda valores humanos (amor, generosidade, amizade, entre outros), ensina os alunos a terem mais empatia um com o outro e a trocar experiências com os colegas de classe. Fabricio Baicco, 13 anos, conta que antes não era tão organizado com os horários e deixava tudo para última hora. ;É bem estressante. Os dias que tinha livre com meus pais precisava fazer as obrigações escolares. Então, eu resolvi mudar para a minha vida não virar uma bagunça.; Ele começou a pensar sobre a importância da relação do tempo e autoconhecimento. ;Eu acho que são assuntos complicados. Mas saber quem você é, é essencial: o que gosta e o que te deixa feliz, porque futuramente a pessoa escolherá uma profissão. Não posso tomar a decisão apenas analisando os aspectos financeiros, quero trabalhar com algo que amo.;
Os alunos do colégio Fabrício, Marina e Matheus
;Se não me planejar, não terei tempo para nada;, essa é a frase que o estudante Matheus Cruxen, 14, destaca sobre o tempo. ;Autoconhecimento é bom, porque você sabe as próprias qualidades e defeitos! Ao analisar essas características, você pode se superar, mas se não sabe quem você é, isso pode não acontecer.; Ele explica que já não fez algo porque achava que não daria certo ou por receio do que outras pessoas pensariam. O estudante mostra que há escolhas que são para a vida toda. ;Posso fazer opções erradas.É necessário aprendermos isso ao longo do tempo e não cometer de novo os erros.;

Fique ligado!

Colégio Logosófico de Brasília
Endereço: SHGN 704, Asa Norte / Brasília ; DF
Data: 27 de fevereiro
Inscrições por telefone com uma hora de antecedência: (61) 3326-4205
Horário ( haverá um credenciamento a partir das 19h40): às 20h
Preço: gratuito
Indicação: livre
brasilia@colegiologosofico.com.br
Site da instituição www.brasilia.colegiologosofico.com.br
Confira o pdf do calendários dos temas de outras palestras!


*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação