Ensino_EducacaoBasica

Ubes pede para alunos registrarem os problemas das escolas e enviem ao MEC

Entidade também sugere que professores façam fotos dos contracheques

Eduarda Esposito*
postado em 27/02/2019 19:34
Na manhã da última terça-feira (26) a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) divulgou um vídeo em sua página do Facebook, pedindo aos estudantes para que gravassem os problemas de suas escolas (como cadeiras e banheiros quebrados, salas sem ventiladores) e enviassem os vídeos ao Ministério da Educação (MEC). A medida foi tomada contra a orientação do ministro da Educação, Ricardo Velez, para que diretores de escola filmem os alunos cantando o Hino Nacional, além da leitura de uma carta com o slogan de campanha do presidente, Jair Bolsonaro (PSL). A entidade estudantil também estimula os professores a fotografarem os contracheques.
Entidade também sugere que professores façam fotos dos contracheques

Vídeo de pronunciamento


Segundo a Ubes, o pedido do MEC causou apreensão em diversos alunos. ;Recebemos nas nossas redes sociais desabafos de estudantes relatando que não se sentem confortáveis com a atitude da pasta. O que interessa ter um banco de dados com o rosto dos estudantes do Brasil?;, indagou Pedro Gorki, presidente da Ubes. Pedro também afirma que a campanha veio para dar forças ao movimento de repúdio. ;Nosso vídeo vem pra reagir a essa bizarrice que foi feita. Acho que primeiro a carta evidencia uma situação: Bolsonaro e seus ministro acham que estão ainda em campanha eleitoral tanto que a carta pede aos diretores para fazerem a leitura do slogan do presidente. É um ato infraciononal e fere os artigos 5; e 37; da Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A orientação do ministro mostra que eles estão querendo disputar o imaginário da juventude brasileira;, diz a liderança estudantil.
Entidade também sugere que professores façam fotos dos contracheques

A União Nacional dos Estudantes (UNE) apoia a campanha deflagrada pela Ubes e repudia a ação do Ministério da Educação. ;É extremamente equivocado esse pedido de gravação diante de tantos problemas que a escola brasileira enfrenta. Aí vem o ministro exigir vídeos de crianças. Não há problema em cantar o hino, mas há problema em pedir para crianças repetir o slogan de um governo, isso nunca ocorreu no período democrático no Brasil;, disse a presidente da Une, Marianna Dias. A UNE anunciou a realziação de manifestação nacional para exigir melhorias na educação. A ;Jornada de lutas dos estudantes;, segundo Mariana, está marcada para 28 de março.



Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá*

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação