Ensino_EducacaoBasica

Inep divulga datas de inscrições do Encceja 2019

O período vai de 20 a 31 de maio

Eu, Estudante
postado em 01/03/2019 15:31
A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma na manhã desta sexta-feira, 1; de março. As inscrições serão de 20 a 31 de maio.

Quem se inscreveu para o Encceja 2018 e não compareceu terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril para participar da edição 2019. Mais detalhes estarão no edital, previsto para abril. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Para a certificação do ensino fundamental é necessário ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa o certificado de ensino médio precisa ter 18 completos.

Tabela datas do Encceja 2019

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência


Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, não atingindo a totalidade.

O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação. A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

O Inep disponibiliza materiais de estudo para o ensino fundamental e para o ensino médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação