Ensino_EducacaoBasica

Palestra sobre acolhimento familiar ocorrerá em Brasília

Evento quer promover as iniciativas para captação de novas famílias no DF

Eu, Estudante
postado em 13/03/2019 13:36
O Aconchego, grupo de apoio à convivência familiar e comunitária, promove gratuitamente neste sábado (16) a partir das 17h a palestra ;Conhecendo o Acolhimento Familiar: A tempestade passa, a vida continua;, no Centro Educacional Leonardo Da Vinci (SGAN 914 Norte Cj. I). Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (SEDES), o objetivo do evento, ministrado pela equipe técnica do Programa Família Acolhedora, em Brasília, é divulgar a iniciativa e captar novas famílias para executar o programa no âmbito do Distrito Federal.
Palestra sobre acolhimento ocorrerá em Brasília
Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acolhimento familiar é uma das medidas de proteção previstas em caso de direitos violados ou ameaçados, tanto por ação ou omissão do Estado, dos pais ou responsáveis ou pela própria conduta. Diferente da adoção, possui caráter provisório e excepcional, devendo visar a reintegração familiar ou o encaminhamento para família substituta.

Em contraponto aos modelos institucionais, uma vez que evita sequelas afetivas e comportamentais relacionadas a esses processos -, os serviços de acolhimento familiar ainda representam parte pequena da rede de acolhimento no Brasil. Segundo Censo do Sistema Único de Assistência Social, em 2016, apenas 167 das 2.998 unidades que promoviam o acolhimento o realizavam em modalidade familiar.

No DF, a realidade é ainda mais complexa: de acordo com dados de dezembro de 2018, da Vara da Infância e Juventude, há 370 acolhidos no DF, sendo 198 crianças e 178 adolescentes, em 14 instituições, sendo que nenhuma oferta a modalidade familiar.

Mais informações nos telefones: 3965049 ou 98473-6363

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação