Ensino_EducacaoBasica

Concurso de desenho e redação da CGU está com inscrições abertas

A 11ª edição do evento tem o tema Faça o que é certo, ainda que ninguém veja. A iniciativa é voltada a alunos de escolas públicas e particulares de todo o país

Eu, Estudante
postado em 28/03/2019 17:19
A Controladoria-Geral da União (CGU) está com inscrições abertas para a 11; edição do Concurso de desenho e redação, cujo tema é ;Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. A iniciativa visa despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania por meio da reflexão e do debate sobre as temáticas nos ambientes educacionais. A data limite para entrega dos trabalhos é 23 de agosto e alunos de escolas públicas e particulares de todo o país podem participar. Confira o edital do concurso.
A redação deve ter entre 20 e 30 linhas
Os procedimentos de inscrição e participação são gratuitos, disponíveis exclusivamente por meio eletrônico. O interesse em participar da edição precisa ser formalizado pela instituição de ensino, no Sistema de Concursos disponível no Portal da Educação Cidadã. A ferramenta gera um código de inscrição, que deve ser salvo pela escola, para retomar e editar informações a qualquer momento. Dessa forma, o envio dos trabalhos pode ser feito gradualmente conforme produção pelos estudantes.

O Concurso é divido em 14 categorias. Do 1; ao 5; anos do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos na categoria ;Desenho;.Candidatos do 6; ao 9; anos do ensino fundamental, 1; ao 3; do ensino médio (incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)) poderão concorrer com trabalhos na categoria ;Redação;, de 20 a 30 linhas.

Os autores dos três melhores trabalhos em cada categoria e os respectivos professores orientadores serão premiados com um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. As três instituições que desenvolverem a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria ;Escola-Cidadã;, com um notebook e um certificado. O resultado do concurso será divulgado até 29 de novembro de 2019.

As escolas e os professores deverão desenvolver estratégias de mobilização e práticas pedagógicas para debater o tema com os alunos. O trabalho submetido ao concurso deve obrigatoriamente ser realizado em sala de aula; ser confeccionado no formulário padrão, preenchido com todas as informações solicitadas; abordar o tema ;Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”; ser realizado individualmente; ser inédito e original.

Na edição do ano passado, todos os estados e o Distrito Federal tiveram trabalhos premiados, seja de alunos ou de escolas. As instituições de ensino vencedoras foram a Unidade Escolar Alencar Mota, de Alagoinha do Piauí (PI); a Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima, de Taipu (RN); e o Colégio Estadual Lavandeira, de Lavandeira (TO).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação