Eu, Estudante
postado em 29/04/2019 17:44
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem um novo presidente. Elmer Coelho Vicenzi tomou posse nesta segunda-feira (29). ;Nosso compromisso é cumprir o cronograma de avaliações, exames e levantamentos estatísticos previstos para 2019, e manter a normalidade e tranquilidade nos processos do Inep;, afirma ele.
Com MBA em planejamento, orçamento e gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e pós-graduação lato-sensu em direito penal e processo penal pela Escola Paulista de Direito (EPD), o novo presidente do Inep é graduado em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU) e delegado da Polícia Federal desde 2006.
O cargo de presidente do Inep estava vago desde que Marcus Vinicius Carvalho saiu do cargo em 26 de março. Marcus Vinicius foi exonerado após desentendimento com o então ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. O ex-presidente do Inep assinou portaria que adiava a avaliação da alfabetização prevista pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para 2021. A medida foi revertida.
Maria Inês Fini também foi exonerada do cargo de presidente em 14 de janeiro. Ela estava no comando do órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) desde 2016, quando havia sido nomeada por Michel Temer.
Sobre o Inep
Autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Inep é responsável por avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a estudantes desde a alfabetização até o ensino médio, além dos Censos Escolar e da Educação Superior.