Ensino_EducacaoBasica

Prorrogadas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de português

Professores das redes públicas estaduais e municipais podem aderir ao programa até 13 de maio

Eu, Estudante
postado em 02/05/2019 14:42
O Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) prorrogaram até 13 de maio as inscrições de professores das redes públicas estaduais e municipais para a 6; edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada objetiva apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.A partir da metodologia do Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5; ano do ensino fundamental ao 3; ano do ensino médio.
Professores das redes públicas estaduais e municipais podem aderir ao programa até 13 de maio

Os textos dos estudantes abordam o tema ;O lugar onde vivo;, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais, e concorrem em cinco categorias. A novidade deste ano é a inclusão do gênero textual documentário para estudantes do 1; e 2; anos do ensino médio. As demais categorias são poema (5; ano), memórias literárias (6; e 7;), crônica (8; e 9;) e artigo de opinião (3; ano do ensino médio).

Os professores também participam do concurso por meio do Relato de Prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. Nesta edição, a Olimpíada homenageia a escritora Conceição Evaristo.

Há novidades também entre as premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Atenção! Para que professores e alunos participem da Olimpíada, é necessário que a secretaria de educação à qual sua escola é vinculada ; municipal ou estadual ; faça a inscrição por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

Após as oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa disponibiliza material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula.

Seleção e premiação

A avaliação dos textos começa pela comissão escolar e será feita entre 12 e 19 de agosto. Nas etapas municipal e estadual, serão selecionados os 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Em seguida, ocorre a etapa regional, com cinco encontros, um para cada categoria, para a seleção dos 173 alunos e 135 professores finalistas. Ainda nessa fase, serão conhecidos os 20 professores-autores dos melhores Relatos de Prática. Na final, programada para dezembro, serão anunciados os 32 estudantes vencedores nacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação