Eu, Estudante, Maria Eduarda Cardim
postado em 07/05/2019 12:30
Nesta terça-feira (7), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fala à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. Confira ao vivo:
[VIDEO1]
Os principais assuntos tratados na audiência pública com a presença do ministro da Educação foram as polêmicas levantadas na última semanas pelo próprio gestor da pasta, por exemplo, o corte de 30% do orçamento de todas as universidades federais. Ao responder os primeiros questionamentos dos senadores, Weintraub afirmou que não houve corte de verbas das faculdades. "Não houve corte e não há corte. Há um contingenciamento", rebateu.
Ao anunciar o bloqueio das verbas, o ministro afirmou, em primeiro momento, que o corte atingiria apenas instituições que promovem ;balbúrdia; e citou como exemplo a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Depois, a pasta estendeu o contingenciamento a todas as instituições federais a partir do segundo semestre.
O ministro propôs um diálogo com os reitores das universidades. "A minha proposta diante dos contingenciamentos é conversar. Eu estou disposto. Só não converso com quem prega violência", disse. Weintraub também defendeu a própria capacidade de gerir a pasta, questionada por causa da formação em economia. "Minha formação acadêmica é robusta. Estão tentando me desconstruir. Estou bem acima da média dos últimos 15 ministros da Educação", defendeu Weintraub.