Ensino_EducacaoBasica

Educador Mozart Neves Ramos lança livro no CNE nesta quarta (8)

A obra faz um diagnóstico da educação brasileira, exige esforços e investimentos e propõe alternativas

Ana Paula Lisboa
postado em 07/05/2019 19:25
Ao longo dos anos, a editoria de Opinião do Correio Braziliense publicou muitos artigos de Mozart Neves Ramos. Agora, o educador e químico lança livro em que compila a versão estendida e atualizada de 21 desses textos, elaborados entre 2016 e 2018. O resultado é a obra Sem educação não haverá futuro ; uma radiografia das lições, experiências e demandas desde início de século 21, que chega ao público por meio da Fundação Santillana e da Editora Moderna.
O autor defende a educação como o principal vetor para o desenvolvimento de um país
A publicação será lançada nesta quarta-feira (8), às 18h, na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), na 607 Sul, em Brasília. ;O livro veio para fazer uma varredura desde a educação infantil até o ensino superior, além de ser um mecanismo de atualização;, comenta Mozart. Alfabetização, qualidade do ensino, formação de professores e preparação de jovens para o mundo do trabalho são alguns dos temas que perpassam os artigos.
Propostas de soluções e experiências bem-sucedidas do Brasil e do exterior, além da defesa de mais investimentos para o setor, também aparecem nos textos. Apesar do caráter opinativo dos artigos, Mozart Neves Ramos apresenta pontos de vista com respaldo de estudos e dados oficiais. Na avaliação do autor, a educação é o mais importante vetor de desenvolvimento econômico e social.
;Se você quer ter ganho de produtividade, de riqueza, de Produto Interno Bruto (PIB), você tem que ter elevação no nível de escolaridade;, afirma. E não basta somente aumentar a quantidade de anos de estudo: é preciso, ele defende, prover uma educação que prepare as pessoas para a vida, ou seja, que seja capaz de promover competências socioemocionais.

Sobre o autor

A obra faz um diagnóstico da educação brasileira, exige esforços e investimentos e propõe alternativasMozart Neves Ramos, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna desde 2014, é professor e pesquisador há mais de 40 anos. Foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), secretário de Educação de Pernambuco e presidente-executivo do Todos pela Educação.

Participe!

A inscrição para o lançamento do livro Sem Educação não haverá futuro, do autor Mozart Neves Ramos, é gratuita e pode ser feita clicando aqui. .

Leia!

Interessados poderão acessar a versão on-line do livro gratuitamente após o lançamento.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação