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Escolas interculturais bilíngues começam a ser implantadas no DF

A primeira instituição beneficiada é o Cedlan, no Lago Norte

Eu, Estudante
postado em 08/05/2019 19:58
A Secretaria de Educação do Distrito Federal inicia a implementação de escolas bilíngues nesta quarta-feira (8). O memorando de entendimento foi assinado pelos secretários de Educação, Rafael Parente, e de Relações Internacionais, Pedro Luiz Rodrigues e pelo embaixador da França, Michel Miraillet no Palácio do Buriti. O projeto parte do Plano Estratégico da Rede Distrital de Educação, o Educa DF, e a primeira instituição já está confirmada: o Centro Educacional Lago Norte (Cedlam), de ensino médio integral, onde os estudantes aprenderão francês.
A primeira instituição beneficiada é o Cedlan, no Lago Norte

Segundo Rafael Parente, a intenção é estimular o aluno a permanecer na escola e sair preparado para seguir seus planos. O Secretário também informou que o Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga será a próxima instituição beneficiada e terá aulas de espanhol.

Assim como o projeto, a formação dos professores de francês seguirá ao longo de três anos. O início da capacitação está previsto para julho de 2019 e será ministrado pela Aliança Francesa. Todos os educadores terão aulas de francês, mas apenas quem for lecionar o idioma precisa ter domínio.

No fim de maio, os estudantes passarão a frequentar as salas de vivências, espaços distintos às salas de aula tradicionais, três vezes por semana no contra turno. Além de aulas da língua, projetos sobre a cultura e história da França e aulas no turno regular serão ministradas em francês ao longo dos anos.

O CEDLAN

A presença de problemas em relação aos indicadores educacionais foi um dos motivos da seleção do Centro Educacional Lago Norte para o projeto. Com 360 alunos de ensino médio no diurno, o perfil dos estudantes envolve situações de risco social e renda familiar média inferior a dois salários mínimos.


Calendário de implantação

8 de maio de 2019: Assinatura do Memorando de entendimento
31 de junho de 2019: Assinatura do Termo de Cooperação
29 de julho de 2019: Implementação da sala de vivência e início da formação dos professores
5 de agosto de 2019: Início do projeto sobre a cultura e a história da França, com aulas em português
1; semestre de 2020: Seguimento da formação dos professores e início da primeira oficina de componente curricular, em francês, no contra turno.
2; semestre de 2020: Seguimento da formação dos professores e início da segunda oficina de componente curricular, em francês, no contra turno
1; semestre de 2021: Seguimento da formação dos professores e introdução de um componente curricular, em francês, no turno regular
2; semestre de 2021: Todos os componentes curriculares do contra turno ofertados em francês, para alunos do 2; e 3; anos, e alguns componentes curriculares do turno regular ofertados em francês

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