Elite JK cria projetos de produções audiovisuais

A ideia é levar noções de cidadania aos alunos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/05/2019 18:50 / atualizado em 22/05/2019 19:00

O Elite JK – unidades Guará e Valparaíso de Goiás - farão anualmente os projetos Cine Marco Antônio e Vernissage que têm como propósito a formação do cidadão em uma era em que a sociedade é bombardeada  de informações.

No projeto Cine Marco Antônio, os alunos são responsáveis pela produção de vídeos, podendo ser telejornal, novela, documentário ou curta. Os vídeos são sobre temas contemporâneos. Este ano serão focados nos artigos da Declaração dos Direitos Humanos. Assuntos como direito à justiça, reforma da Previdência e direito à saúde estarão na pauta.

Os assuntos são trabalhados entre os grupos da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Após as informações reunidas, inicia-se o processo de produção dos vídeos. Em paralelo, há a produção da parte escrita. Os alunos utilizam desde câmeras de celular a equipamentos de alta definição. Tendo como pilares as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia - eles assumem as funções de atores, produtores, editores e até diretores. O Cine Marco Antônio – homenagem a um falecido professor do Elite – dura de dois a três meses. Com o trabalho concluído, a etapa seguinte é o Oscar Cine Marco Antônio: uma espécie de Oscar Estudantil com a apresentação e premiação dos trabalhos.

Outro programa que vale destaque é o Vernissage. Consiste em uma mostra cultural feita por alunos do fundamental II, educação infantil e fundamental I, a partir de releituras de obras consagradas. As turmas estudam, discutem em sala e têm como tarefa enxergar o tema dentro da arte. Os estudantes elaboram a mostra cultural com produção de pinturas, telas e outros materiais.