Olimpíada do Futuro está com inscrições abertas

Interessados na competição de conhecimento transdisciplinar podem se inscrever até sexta-feira (31)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/05/2019 15:59

A editora Companhia das Letras e o Instituto Vertere promovem uma competição de conhecimento transdisciplinar envolvendo estudantes, professores e escolas: Sapientia - Olimpíada do Futuro. Em sua 1ª edição, a iniciativa quer incluir jovens no cerne das discussões sobre as frequentes ondas de transformação do mundo.



Com a provocação "Você é um cidadão do século 21?", a Sapientia tem como objetivo capacitar os participantes com habilidades exigidas para um futuro próximo, onde surgirão novas maneiras de trabalhar, produzir e impactar. A competição tem como fonte de inspiração o best-seller 21 lições para o século 21, escrito pelo professor israelense Yuval Noah Harari.

Alunos do ensino fundamental, médio e técnico e até não-estudantes podem se inscrever até sexta-feira (31) pelo site.

 

Assista ao vídeo!

 

Sapientia - Olimpíada do Futuro

A olimpíada não terá foco em uma só matéria, como as outras competições existentes, e buscará conectar disciplinas curriculares a linguagens, conhecimentos próximos ao cotidiano e competências para o século 21. Economia, sustentabilidade, direito, linguística e a vertente STEAM – sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática – fazem parte das áreas do futuro.

Serão duas fases on-line: a primeira terá questões de múltipla escolha e a segunda será uma prova discursiva com base em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU). Os 21 finalistas participarão da terceira etapa: criar um projeto real e prático sobre um assunto de impacto e com foco nos 17 ODS da ONU para ser implementado na comunidade.

Para sugerir material de estudos, bibliografias, disciplinas e conhecimentos que serão tratados na prova, a olimpíada disponibilizou o Syllabus, elaborado pela comissão pedagógica.