Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Escola Eleva abre unidade em Brasília

Instituição irá funcionar na 614 Sul a partir do próximo ano. Pré-matrículas já podem ser feitas pelo site

O grupo Eleva Educação, que tem como principal investidor o empresário Jorge Paulo Lemann, escolheu Brasília para abrir a primeira unidade fora do Rio de Janeiro. A instituição deve iniciar suas atividades no próximo ano e disponibilizou um espaço no site para pré-matrícula. A empresa está com processo de seleção do corpo docente aberto, que deve ser formado por profissionais brasilienses e de fora da capital. Ainda não foi definido o valor da mensalidade, mas as duas unidades cariocas cobram R$ 4.900.

Com o objetivo de criar uma geração de líderes, para a diretora-geral da instituição, Duda Falcão, Brasília não poderia ficar de fora da história da Eleva. ;A gente vê Brasília como um grande símbolo para o Brasil. Sabemos o que a cidade representa para o nosso país, além do olhar aberto e da diversidade de cultura que a capital tem;, destaca. No próximo ano, as matrículas serão abertas para alunos dos ensinos infantil (a partir dos três anos) e do fundamental. A expectativa é oferecer o ensino médio nos próximos anos.

Duda ainda ressalta que as expectativas com o público brasiliense são as melhores. Diretores da instituição se encontraram com mais de 600 famílias em apresentações pedagógicas da escola. ;Estou impressionada. Vi uma comunidade muito interessada e comprometida com a educação de qualidade. A gente percebeu uma grande demanda, além da preocupação com o socioemocional;, comenta a diretora.

Funcionando em tempo integral, a escola trabalha com três pilares: excelência acadêmica, socioemocional e bilinguismo. A instituição destaca um ensino forte, associado a novas práticas, ferramentas e novos saberes, conectando os conteúdos à vivência dos alunos. Duda explica que as metodologias usadas pelos profissionais vão além da sala de aula, com ensinos baseados em projetos, trabalhando pontos como habilidades, perseverança e atividades em equipe.

A instituição funciona no Rio de Janeiro desde 2017, com uma unidade em Botafogo e outra na Barra. Em Brasília, ela funcionará na Quadra 614 Sul e vai receber, inicialmente, alunos de três a 10 anos de idade. Serão 15.000 m; de área coberta construída, dois MakerSpaces, duas bibliotecas, dois auditórios, um media lab e estúdio, além de três quadras poliesportivas e um espaço exclusivo para a Educação Infantil.

Duda destaca que outro diferencial da escola é a conexão com o mundo. Os alunos são preparados tanto para vestibulares nacionais como para ingressar em universidades no exterior. ;A gente acredita em um olhar à frente. A gente faz inovação;, destaca.

A diretora-geral informa que a equipe está sendo montada, ou seja, professores interessados ainda podem participar da seleção. ;Diretores e coordenadores de segmentos vão ser de fora e Brasília. Vamos priorizar os brasilienses na seleção de professores, mas também vamos ter profissionais de fora, principalmente no que diz respeito ao bilinguismo;, detalha Duda.

Os pais que se interessarem pela escola já podem fazer a pré-matrícula no site.

Quem é Jorge Paulo Lemann?

O empresário fundou, com Marcel Telles e Beto Sicupira, a Fundação Estudar, entidade que tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e carreira de universitários e recém-formados. Segundo o livro Cultura de excelência, do jornalista David Cohen, a Fundação Estudar já bancou 617 bolsistas, e mais de 25 mil jovens foram beneficiados pelos cursos. Entre os principais bolsistas está Tábata Pontes, da periferia de São Paulo. Ela recebeu bolsa integral para cursar a graduação em Harvard (EUA) e criou o Movimento Mapa Educação ; que visa entender, discutir e agir para transformar a educação básica brasileira. Nas últimas eleições, Tábata Pontes foi eleita deputada federal e tem dedicado o mandato na defesa da educação brasileira.