Ensino_EducacaoBasica

GDF altera regimento das escolas públicas

As novas normas tornam mais rígidas a disciplina nas salas de aula

Mariana Machado
postado em 29/05/2019 11:03
O Governo do Distrito Federal lançou na manhã desta quarta-feira (29/5) a bandeira Educação para Paz, reformulando o regimento escolar e lançando ações com objetivo de aumentar a segurança nas escolas. Agora, o comportamento dos alunos passa a ter influência direta no boletim escolar. Estudantes que forem advertidos perdem pontos, e os elogiados ganham. O uso do uniforme também será avaliado.
As novas normas tornam mais rígidas a disciplina nas salas de aula

Alem disso, o reforço na segurança inclui a adição de 180 policiais militares ao Batalhão Escolar. Eles farão rondas em dupla em todas as escolas do Distrito Federal. O secretário de educação, Rafael Parente, ressalta ainda o novo sistema de controle de acesso. ;Todas as escolas terão leitor ótico e os alunos vão receber uma carteirinha. Com isso, os pais poderão, por meio de um aplicativo, saber o horário que os filhos entram e saem dos centros de ensino;, explica.
As novas normas tornam mais rígidas a disciplina nas salas de aula
;Existem pequenos grupos dentro das escolas que atrapalham quem quer de fato aprender. A segurança é a maior preocupação de pais e alunos. Alunos levando drogas e armas para dentro de escolas não será mais tolerado. Não vamos tolerar nenhum tipo de violência;, declarou o secretário. Professores também terão acesso a um aplicativo com botão do pânico para acionar a Polícia Militar, mas o secretário destaca que o recurso deverá ser usado apenas em caso de emergência. ;As forças de segurança vão entender que se o botão for acionado é porque já é caso de morte;, alerta.
A secretaria investiu aproximadamente R$ 28,7 mil para a compra de 16 câmeras que serão instaladas em escolas públicas. O governador em exercício Paco Britto afirmou que mais equipamentos serão adquiridos, mas ainda não há previsão pois isso depende de verba. ;Essas mudanças são benéficas a todas as escolas do DF. Estamos tomando todas as medidas possíveis para garantir a segurança de alunos e professores;, afirmou. Ele reforçou ainda a continuação das escolas militarizadas e disse que até o fim do ano mais dez escolas devem aderir ao projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação