Ensino_EducacaoBasica

"Crianças Hackers" é proposta dos estudantes do IFB na Campus Party

Alunos promoveram palestras e oficinas durante o festival

Eu, Estudante
postado em 24/06/2019 16:30
Os estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), câmpus Brasília, Ceilândia e Riacho Fundo ; onde os cursos técnicos e as graduações de sistemas de informação e computação são ofertadas ;, promoveram, durante a Campus Party Brasília 2019, o projeto Criança Hackers. O evento terminou nesta segunda-feira e ocorreu no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Durante o festival, os alunos do IFB promoveram oficinas e palestras gratuitas.
Alunos promoveram palestras e oficinas durante o festival
O objetivo das atividades era estimular as potencialidades, a criatividade e as habilidades socioemocionais das crianças que participaram da Campus Party. Entre as temáticas estavam lógica de programação; internet das coisas - IOT, uma visão para a construção de cidades inteligentes; e realidade virtual, familiarização com o ambiente virtual. Além das atividades desenvolvidas no espaço Criança Hackers, os estudantes do IFB ministraram palestras na Campus Future e outras oficinas sobre blockchain e segurança da Informação.

Confira as oficinas promovidas pelo IFB:

(Des)Programando: oficina de jogos de tabuleiro com o objetivo de ensinar às crianças os conceitos iniciais de computação de forma divertida e prática.

Primeiros passos em realidade virtual: essa atividade propôs a montagem de um óculos de realidade virtual e o desenvolvimento de um aplicativo para android usando as tecnologias Unity 3D e Google Cardboard.

Internet das coisas (IOT) ; presente ou futuro: nessa oficina, as crianças tiveram a oportunidade de refletir sobre como querem que a cidade delas seja no futuro, sobre quais problemas precisam ser solucionados e sobre a viabilidade de cada solução, respeitando os direitos humanos e as leis vigentes.

Blockchain: apresentou os conceitos por trás do Blockchain, tecnologia usada pelo bitcoin e outras criptomoedas.

Criptografia e mensagens secretas: nessa atividade, as crianças aprenderam metodologias de codificação de mensagens secretas e a transmissão para outras pessoas, sem que haja a possibilidade de vazamento das informações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação