Ensino_EducacaoBasica

Projeto incentiva a leitura em abrigos de Brasília

Seminário para formar os profissionais de abrigo ocorre entre 26 e 27 de junho

Eu, Estudante
postado em 26/06/2019 12:32

Seminário para formar os profissionais de abrigo ocorre entre 26 e 27 de junho
Apoiado pela Anhanguera, o projeto Fazendo História, do Instituto Fazendo História, busca apoiar o desenvolvimento integral de jovens que estão provisoriamente separados de suas famílias, em situação de acolhimento ; cerca de 40 mil no Brasil. Nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), o primeiro seminário para formar os profissionais de abrigos que irão acolher as crianças e adolescentes ocorre em Brasília. Cerca de 200 pessoas serão formadas como mediadores de leitura, sendo 60 estudantes de serviço social da Anhanguera. Além disso, cada serviço de acolhimento implantará uma biblioteca com 300 livros infanto-juvenis novos e selecionados, com mobiliário aconchegante e convidativo. O projeto beneficiará cerca de 250 crianças e jovens.


Acolhimento
O acolhimento, previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é uma medida de proteção, excepcional e provisória, aplicada quando os direitos de uma criança ou adolescente foram violados. O acolhimento tem duração de até 18 meses, período em que deve ser viabilizado o retorno à família de origem ou, se isso não for possível, encaminhamento para uma família substituta.

A rotina de um serviço de acolhimento com até 20 crianças e adolescentes é corrida, cheia de acontecimentos, tarefas e emergências. Nessa dinâmica, educadores esforçam-se para dar conta de todas as tarefas diárias de cuidado e higiene, restando pouco ou nenhum tempo para atividades vistas como menos urgentes, mas não menos importantes, como ler livros e conversar afetivamente com os meninos e meninas sobre suas histórias. É comum crianças e adolescentes terem poucas oportunidades para conversar sobre suas vivências e, assim, acabam expressando suas angústias através de comportamentos agressivos, sintomas depressivos ou dificuldades de aprendizagem.

Serviços em Brasília

Lar de São José ; 3 unidades de acolhimento;

Obras Sociais do Centro Espírita Batuíra ; Duas unidades de acolhimento;

Casa de Ismael (Lar da Criança) ; Duas unidades de acolhimento;

Família Acolhedora ; Aconchego;

Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (Lar Eurípedes) ; 1 unidade de acolhimento;

UNAC I (Guará).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação