Ensino_EducacaoBasica

Alunos do Colégio Objetivo participam de torneio de robótica

Etapa regional da First Lego League Júnior será neste sábado (6)

postado em 04/07/2019 18:59
Etapa regional da  First Lego League Júnior será neste sábado (6)
O Colégio Objetivo de Brasília irá sediar no sábado (6), das 8h às 12h, a etapa regional da First Lego League Júnior (FLL Jr.), um dos maiores torneios internacionais de robótica do mundo. Único representante do Distrito Federal no torneio, o colégio Objetivo selecionará cinco equipes de robótica para participar da etapa nacional, que ocorrerá em agosto, em Curitiba. As melhores equipes do país irão representar o Brasil na edição internacional, que ocorrerá ano que vem nos Estados Unidos. Poderão participar da competição estudantes de 6 a 10 anos.

Em 2019, o torneio tem como tema a Mission Moon, onde os participantes serão desafiados a projetar e construir uma base lunar usando peças de LEGO. Para planejar a base, a equipe precisa apresentar soluções de possíveis problemas que possam surgir durante a missão espacial, além de formular planos de sobrevivência e exploração da Lua.

De acordo com o professor e coordenador do laboratório maker e robótica do Colégio Objetivo de Brasília Augusto Azevedo, o objetivo do projeto FLL Jr. é de estimular o interesse e as habilidades dos estudantes, que enxergam na robótica soluções para o futuro.

As equipes participantes devem ser mistas e todos os integrantes devem participar de todas as etapas do projeto, desde a ideia até a construção. Durante as etapas regionais e nacional, as equipes serão avaliadas com base em três critérios: o critério social (Core Values), onde serão observados os valores de integração, nível de envolvimento e recepção do membros.

Também serão avaliados de acordo com o critério da criatividade (pesquisa), onde será observado de que forma os participantes propuseram as soluções para o problema, além da inovação por trás das ideias. Na última etapa, os participantes serão avaliados de acordo com a criação do projeto (modelo robótico), onde será observado qual a robustez da maquete apresentada, como a programação foi utilizada, quão inovadora é a montagem em termos de construção física e mecanização, além do nível de integração entre as pesquisas realizadas e o modelo montado.

Sobre a Organização:
O torneio internacional é organizado pela First, Organização Não Governamental Internacional que apoia a inovação e o ensino tecnológico para crianças e a adolescentes e desenvolve projetos com foco na educação e desenvolvimento pessoal dos alunos, e a LEGO, grupo de fabricantes de brinquedos de montagem. Para a edição deste ano, serão mais de 68 mil participantes, sendo mais de 11.500 equipes de cerca de 40 países. Cada equipe participante recebe um kit LEGO; exclusivo, chamado inspire Set, com mais de 600 peças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação