Ensino_EducacaoBasica

MEC lança carta-compromisso para o ensino básico

As metas foram divulgadas nesta quinta-feira (11). Uma das medidas é construir 4,9 mil creches

Ingrid Soares
postado em 11/07/2019 11:33
Durante coletiva na manhã desta quinta-feira (11), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário de Educação Básica, Jânio Macedo, lançaram uma ;carta compromisso; com objetivos para a educação até 2022. O documento foi intitulado de Compromisso Nacional pela Educação Básica. O planejamento estratégico foi elaborado pelo MEC em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
MEC convocou uma coletiva de imprensa para apresentar o Compromisso Nacional pela Educação Básica nesta quinta-feira (11)
Segundo a pasta, o objetivo é impulsionar a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação para jovens e adultos e tornar o Brasil referência em Educação Básica na América Latina até 2030. A carta é estruturada a partir das etapas da educação básica: ensino infantil, fundamental, médio, profissional e educação de jovens e adultos (EJA) e dividida em sete eixos: Creches, ensino fundamental, Novo Ensino Médio, Educação conectada, formação de docentes, escolas cívico-militares e retorno social.

Sobre as creches, o secretário de educação básica ressaltou que até o momento, menos de 50% das obras do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) foram concluídas. Ao todo, foram aprovadas 9.028 obras. Dessas, apenas 4047 estão concluídas. Faltam 4. 981 para serem finalizadas. Ele aponta que o programa será reestruturado para dar celeridade na conclusão de mais 4 mil creches até 2022.

[SAIBAMAIS]No ensino fundamental, 4,6 milhões de estudantes estão em atraso escolar. Para diminuir esses números, a pasta afirmou que será dada uma atenção maior aos alunos repetentes ou em risco de perder o ano, com um programa de correção de fluxo. O anúncio é de que o programa ;Novo Mais Educação; terá a carga horária ampliada dos colégios públicos para ;diminuir a evasão e melhorar indicadores educacionais;. As escolas que aderirem terão no mínimo, 5 horas de aulas por dia. No integral, a ideia é colocar 35 horas a mais por semana.

Macedo disse ainda que estimulará a adesão ao ;Novo Ensino Médio;, com investimentos de R$ 230 milhões até o fim do ano. Na educação conectada, a ideia é conectar 6,5 mil escolar rurais em todos os estados à internet, com banda larga por satélite. A iniciativa é para colégios com mais de 200 alunos. O MEC prevê investimento de R$ 120 milhões até dezembro, beneficiando 1,7 milhão de estudantes.

Na formação de docentes da educação básica, serão implementados cursos de ensino a distância. A intenção é ainda implementar 108 escolas cívico-militares no país até 2023. Segundo a pasta, o ritmo será de 27 ao ano ; uma para cada unidade da Federação. O secretário afirmou ainda que a apresentação de hoje é o marco inicial de um planejamento de médio prazo. "A gente espera fazer a prestação de contas, para a sociedade, de todas essas ações ao longo do tempo;.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, elogiou a construção compartilhada do documento, mas afirmou que o que falta ;na ponta;, muitas vezes, não é conhecimento técnico ou meta, e sim, verba pública. ;Para quem faz a gestão nos municípios, sobretudo nos de menor porte, de fato é um momento bem delicado. A gente tem a intenção de fazer, sabe o que precisa ser feito, mas nem sempre tem as condições, sobretudo financeiras, para implementar as políticas que a gente julga ser necessário para implementar uma educação de qualidade."

O ministro Weintraub citou ainda a alteração da meta orçamentária do Plano Nacional de Educação. Até 2024, a lei prevê que 10% do PIB brasileiro terá de ser investido no setor. Para o ensino técnico, ele citou que será apresentado nas próximas semanas um novo programa que visa alcançar 30% dos estudantes que se formam no ensino médio. Segundo Weintraub, atualmente o ensino técnico só acolhe 8% dos alunos.

Para a semana que vem, o ministro também promete o lançamento do projeto Future-se, que visa o fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação