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Instituto Unibanco divulga boletim sobre gestão escolar

De acordo com o informativo, a falta de tempo para se dedicar a tarefas pedagógicas é um problema que afeta quase metade dos diretores brasileiros

Eu, Estudante
postado em 24/07/2019 19:27
O Instituto Unibanco divulgou, em 11 de julho, o boletim Aprendizagem em Foco n; 53, que aborda liderança distribuída e como ela pode melhorar a gestão da escola e diminuir a sobrecarga de trabalho dos diretores. De acordo com a publicação, "a falta de tempo para se dedicar a tarefas de gestão pedagógica é citada como um problema que prejudica a qualidade do ensino na escola por quase metade (49%) dos diretores brasileiros ouvidos na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, divulgada em junho de 2019 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)".
De acordo com o informativo, a falta de tempo para se dedicar a tarefas pedagógicas é um problema que afeta quase metade dos diretores brasileiros
"O princípio da liderança distribuída pode também contribuir para a construção de uma gestão democrática, conceito tão importante nas políticas educacionais brasileiras, presente nas principais legislações e marcos do setor, como a Lei de Diretrizes e o Plano Nacional de Educação", diz trecho do boletim. No entanto, ainda segundo o informativo, nem toda liderança distribuída traz resultados positivos, e esse conceito é diferente da simples delegação de tarefas. "Um diretor pode distribuir liderança numa escola e, ainda assim, não obter nenhum resultado positivo. Ou, pior, o impacto pode ser até mesmo negativo no clima escolar. Imagine, por exemplo, um gestor que demanda de outros atores da escola funções para as quais eles não estão preparados ou motivados para exercer, apenas com o objetivo de se livrar de tarefas que são de sua responsabilidade." Por isso, é necessário tomar cuidado na hora de colocar em prática a liderança distribuída.

O boletim destaca, também, o caso de escolas do Espírito Santo e do Ceará que envolveram na gestão as lideranças estudantis e obtiveram êxito. É o caso da escola Adolfina Zamprogno, em Vila Velha (ES), onde os alunos foram essenciais no esforço para reduzir a evasão. Na escola estadual Poeta Otacílio Colares, em Fortaleza (CE), os estudantes assumiram funções de liderança ao identificarem a indisciplina como o principal problema escolar.

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