Ensino_EducacaoBasica

Pesquisadores do IFB criam um canal de podcasting

São sete arquivos digitais sobre cultura e história da alimentação

EuEstudante
postado em 06/08/2019 15:48
Os professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) do câmpus Riacho Fundo lançaram um canal de podcasting, meio de publicação de arquivos de mídia digital, sobre cultura e história da alimentação. O canal de podcasting se chama Hora do chá e para acessá-lo é necessário clicar aqui.
São sete arquivos digitais sobre cultura e história da alimentação
A ;Hora do Chá; também estará no Festival Slow filme. O canal é formado por professores especialistas, mestres e doutores de diferentes áreas do conhecimento, como antropologia, cinema, filosofia, geografia, história, nutrição e sociologia, além da área de alimentação.

Os tópicos da Hora do Chá incluem temáticas: alimentação e manifestação da cultura; A relação da alta gastronomia com os ingredientes populares; Discussão sobre patrimônios culturais alimentares; Debate sobre a comida como uso medicinal; produção de bebidas como as cervejas artesanais; ética e ponderações culturais sobre crenças e relações restritivas alimentares; gastronomia estética; gastronomia como expressão artística; sustentabilidade dos alimentos no contexto da globalização e; análise dos instafoods e digital influencers no mercado gastronômico.

A proposta é parte dos trabalhos de pesquisa e extensão do IFB e pretende ampliar a visão dos profissionais em formação. Estão incluídas visitas a campo em Brasília e regiões do entorno, que são referências gastronômicas de estudo, como a Feira da Ceilândia; a Feira do Guará; o Quilombo Mesquita; a Fazenda em Pirenópolis; o Ceasa; o Jardim Botânico e até mesmo espaços inusitados, como o bar Gambar ou a chocolateria Robatto ; sempre com atividades práticas de ensino para os estudantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação