Ensino_EducacaoBasica

Estudantes participam de abraço coletivo no Caseb após incêndio

Fogo atingiu seção de arquivos do Centro de Ensino Fundamental Caseb, primeiro colégio de Brasília, na última segunda-feira (5/8)

Alan Rios
postado em 09/08/2019 12:27
O ato começou às 11h e reuniu cerca de 100 pessoasEstudantes, ex-alunos e educadores do Centro de Ensino Fundamental Caseb participaram na manhã desta sexta-feira (9/8) de um abraço simbólico no primeiro colégio de Brasília. A instituição de ensino, que fica na 909 Sul, sofreu um incêndio no começo da semana, segunda-feira (5/8), e recebeu a manifestação pacífica em protesto contra a precariedade das instalações.

O ato começou às 11h e reuniu cerca de 100 pessoas. Além dos alunos e comunidade, professores da região e representantes do poder público estiveram presentes. O Deputado Leandro Grass (Rede) lamentou a situação da escola. "Os problemas do Caseb são históricos, são dificuldades estruturais que os educadores sempre precisam driblar. Mesmo assim, é uma instituição com projetos muito importantes e que consegue realizar um trabalho ótimo com os alunos. Então, precisamos de atos como esse para mostrar a importância cultural e social do colégio".

Além dos alunos e comunidade, professores da região e representantes do poder público estiveram presentesPedro Filho, 45 anos, é professor de arte da Escola do Parque da Cidade (Proem) e foi ao ato após o expediente da manhã. "Somos instituições vizinhas que acabam tendo dificuldades semelhantes. Tive que vir prestar meu apoio à educação e minha indignação com o incêndio ocorrido, pois sempre ouvimos promessas de reformas na estrutura do Caseb que nunca se concretizam", disse.

Em 2020 o Caseb completará 60 anos, se consolidando como uma das escolas mais tradicionais de Brasília, inaugurada um mês depois da nova capital. Em 2015, o Correio alertou para a necessidade de reformas na instalação do centro, que ainda mantém a estrutura original.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação