Publicidade

Correio Braziliense

GDF e Embaixada da Espanha firmam acordo para escolas bilíngues

O projeto Escola Intercultural Bilíngue vai começar em Taguatinga. Universidade de Salamanca irá contribuir na formação de professores e alunos


postado em 13/08/2019 14:05

Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Embaixada do Reino da Espanha no Brasil vai tornar bilíngues duas escolas da rede pública: o Centro de Ensino Médio 3 (CEM) de Taguatinga, e o Centro de Ensino Fundamental Caseb, na Asa Sul. O convênio foi firmado hoje pelo governador Ibaneis Rocha, pelo secretário de educação Rafael Parente, e pelo embaixador da Espanha, Fernando García Casas.
 
(foto: Mariana Machado/CB/D.A Press)
(foto: Mariana Machado/CB/D.A Press)
 
O objetivo é criar Escolas Interculturais Bilíngues (EIB). O projeto começa ainda neste semestre, no CEM 3. No Caseb, deve ter início no ano que vem. A embaixada irá fornecer todo o material, que incluirá livros, mapas e cursos online para professores, com acadêmicos da Universidade de Salamanca. Segundo o embaixador, é uma contribuição para os 60 anos de Brasília, data comemorada em 2020. “Dos países que fazem fronteira com o Brasil, sete falam espanhol, então queremos facilitar essa convergência de idiomas”, destacou.
 
O secretário Rafael Parente explica que o trabalho será gradativo e a meta é que em três anos, os colégios sejam inteiramente bilíngues. “Vamos criar ambientes de imersão. As crianças vão entrar e sentir que estão em uma escola espanhola, com placas e livros no idioma.” Os professores serão treinados para também serem bilíngues e, dentro do processo gradativo, aulas e cursos serão ministrados na língua hispânica.
 
Ainda de acordo com Parente, outras embaixadas estão estudando projetos semelhantes. É o caso da China, Alemanha, Japão, Cazaquistão, Israel e Bélgica. Já foi firmado compromisso com a França. “Tanto a França como a Espanha têm as escolas em Brasília ligadas aos respectivos Governos que irão nos ajudar com os idiomas. Todas as parcerias serão bem-vindas.”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
AlfaCon Concursos promove aulão on-line 14:36 - 24/02/2020 - Compartilhe

AlfaCon Concursos promove aulão on-line

Renapsi abre 69 vagas para jovem aprendiz 13:13 - 24/02/2020 - Compartilhe

Renapsi abre 69 vagas para jovem aprendiz

publicidade
Garanta sua vaga temporária 20:33 - 23/02/2020 - Compartilhe

Garanta sua vaga temporária

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade