Ensino_EducacaoBasica

Projeto leva contos de cordel para escolas públicas do DF

Em formato de espetáculo, atores, cantores e instrumentistas encenam a história de cordelistas que viajam pelo Brasil divulgando autores populares de contos rimados

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/08/2019 14:13
Escolas rurais de Sobradinho, Planaltina e Fercal recebem até setembro o projeto Cordel para Crianças. Em formato de espetáculo, atores, cantores e instrumentistas encenam a história de cordelistas que viajam pelo Brasil divulgando autores populares de contos rimados. A apresentação é composta por brincadeiras, repentes, emboladas, teatro de bonecos, entre outras linguagens associadas à literatura de cordel e à cultura nordestina.
Artistas de cordel
O grupo Depois das Cinco entende um varal de histórias e convida a criançada a participar de uma divertida viagem pelo mundo do cordel. As irmãs Aricleta do Céu e Divinéia da Terra, acompanhadas pelos músicos Raimundão Tocador e Severino da Sanfona, desafiam uma teia de histórias que passam por diversas modalidades da poética popular.

"Acreditamos na importância de levar alegria a quem nos assiste, principalmente em projetos como esse, para crianças da zona rural e sujeitos a uma realidade social tão vulnerável", ressalta Rogério Almeida, músico, ator e diretor musical do projeto. Sobre a receptividade e carinho das crianças, Rogério se emociona ao contar que "elas nos recebem com muito carinho, pureza no olhar e cheias de gratidão, e isso faz de nós [artistas] os grandes beneficiados".
O giro de apresentações, pelas escolas rurais de Sobradinho, de Planaltina e da Fercal, começou em 5 de agosto e segue até 13 de setembro. Algumas apresentações contam com intérprete de Libras e outras com audiodescrição. O projeto tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF)

Serviço: Cordel para Crianças

23 de agosto
Escola Classe Rajadinha, em Sobradinho, às 8h30 e às 15h
Escola Classe Reino das Flores, em Planaltina, às 11h e às 13h
26 de agosto
Escola Rio Preto, às 8h30 e às 15h30
Escola Coperbras, em Planaltina, às 11h e às 13h
28 de agosto
CED Taquara, em Planaltina, às 15h
30 de agosto
Escola Classe Catingueiro, em Sobradinho, às 8h30 e às 15h30
Escola Classe Ribeirão, em Sobradinho, às 11h e às 13h30
2 de setembro
Escola Classe Pedra Fundamental, em Planaltina, às 8h30 e às 15h30 (a confirmar)
Escola Classe Córrego do Meio, em Planaltina, às 11h e às 13h (a confirmar)
11 de setembro
Escola Classe 15 de Sobradinho, às 11h e às 13h30 - Apresentações com interprete de Libras e audiodescrição (a confirmar)
CEF 03 de Sobradinho, às 8h30 e às 16h - Apresentações com interprete de Libras e audiodescrição (a confirmar)
Mais informações: 3349-4113

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação