Ensino_EducacaoBasica

Encceja 2019 bate recorde no número de participantes

Provas foram aplicadas neste domingo (25) em 613 municípios

EuEstudante
postado em 26/08/2019 18:33
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 foi aplicado neste domingo (25) e teve recorde de participantes. Nesta edição, 1.185.945 jovens e adultos realizaram as provas, em 613 municípios, um aumento de 45% em relação ao ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dois municípios foram incluídos após a publicação do edital, Bonito (MS) e Poço Redondo (SE), devido à procura elevada pelo exame nos municípios e regiões próximas.
A edição deste ano do Encceja bateu recorde no número de participantes: número foi 45% maior em relação a 2018
Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 0,01% dos candidatos descumpriram as normas da certificação, ou seja, 215 pessoas, boa parte por entregar a prova antes do horário permitido, estar com algum equipamento eletrônico que emitiu som ou não respeitar orientações dos fiscais. O anúncio a respeito dos números do Encceja 2019 foi feito em coletiva de imprensa na sede do MEC, na tarde desta segunda-feira (26/8), com o ministro da pasta, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

No total, o Encceja 2019 contou com 5.839 locais de prova e 76.874 salas. Pela manhã e à tarde, 165 mil pessoas estiveram envolvidas na aplicação do exame. Nesta edição, os temas das redações foram ;A organização do tempo e o acesso às redes sociais;, para o ensino médio, e ;Novas formas de consumo consciente;, para o fundamental.
[SAIBAMAIS]O presidente do Inep destacou que, em termos de impressão de provas, o Encceja demanda mais trabalho que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "As mesmas equipes que fazem o Encceja são as que fazem o Enem. Em termos de produção, para fazer o Encceja, produzimos 60 cadernos de provas diferentes; para o Enem, são 18", explicou.

O ministro da Educação observou que o balanço do Encceja deste ano é boa sinalização para os futuros exames. "O sucesso que a gente teve no Encceja é prova de que está tudo bem na estrutura. Está tudo dentro do esperado, do que a gente imaginava que iria ocorrer. É um sucesso e um teste para o Enem", disse.

A previsão é de que até 6 de setembro os gabaritos sejam liberados. Os resultados serão divulgados em dezembro.

Quanto às questões de múltipla escolha, os candidatos à certificação do ensino fundamental responderam, pela manhã, perguntas sobre ciências naturais e matemática. No período da tarde, foram itens voltados à língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, além da redação.

Já aqueles que procuraram o exame para a certificação do ensino médio, dedicaram-se às ciências da natureza e suas tecnologias e à matemática e suas tecnologias pela manhã. À tarde, o foco foi em linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Gabarito das questões não tem uma única resposta possível

No caso das provas objetivas, as questões de múltipla escolha são corrigidas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nessa metodologia, não há uma nota máxima possível, mas, para conseguir a certificação, o participante precisa alcançar pelo menos 100 pontos em cada disciplina e cinco pontos na redação.

No Encceja, cada participante escolhe quais provas irá realizar, e não participa, necessariamente, de todas as aplicações. Para a aplicação do Encceja regular e de pessoas provadas de liberdade (PPL) foram produzidos, em 2019, 120 cadernos de provas distintos. O exame é elaborado e aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência é responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Segundo Weintraub, a maior parte dos candidatos fazem a prova com fins profissionais. "As pessoas estão buscando se qualificar cada vez mais no mercado de trabalho. A gente vai cada vez mais nessa direção", disse.

Outras três aplicações da certificação serão feitas até outubro

O Encceja tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos:

  • Encceja Nacional, para residentes no Brasil, realizado no último domingo, 25 de agosto;
  • Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior, em 15 de setembro;
  • Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, entre 16 e 27 de setembro;
  • Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, que ocorrerá em 8 e 9 de outubro. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

De acordo com o Inep, a primeira grande aplicação do ano encerrou-se sem intercorrências, com normalidade e sem o registro de ocorrências relevantes. Os cronogramas dos exames aplicados pelo instituto seguem conforme previsto, entre eles o Enem e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação