Ensino_EducacaoBasica

Professoras lançam atlas sobre educação, história e cultura do DF

Publicação tem como objetivo debater a identidade e o reconhecimento do território local. O lançamento será nesta segunda (16)

Eu, Estudante
postado em 13/09/2019 19:37
Você sabe dizer se Brasília é capital do Distrito Federal? Ou será que significam, Brasília e DF, a mesma coisa? Se você ficou na dúvida, saiba que não está sozinho. Para as doutoras em geografia Cristina Leite, Míriam Bueno e Vânia Souza, o conhecimento geral sobre questões do Distrito Federal ainda é muito precário. Por isso, as professoras uniram forças com o objetivo de criar algo para mudar essa realidade. A solução foi um atlas que reúne conhecimento escolar geográfico, histórico e cultural da unidade federativa.
Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Distrito Federal

Ao observar a situação da educação geográfica do DF, as doutoras resolveram agir. Como todas estão ligadas ao tema da educação e cartografia, elas tinham conhecimento sobre os problemas que a área enfrenta. ;Inexiste no DF um material geográfico adequado e, por isso, falta compreensão sobre o que é geografia e o que é cartografia;, afirma Cristina Leite, professora da Universidade de Brasília (UnB).

Para ela, o problema das pessoas não conhecerem as características básicas sobre a própria região administrativa pode levar a uma situação constrangedora, a falta de pertencimento. Cristina explica que algumas crianças nascidas no Gama consideram-se brasilienses, quando, na verdade, são gamenses. Por isso, a professora questiona: ;Que tipo de cidadania estamos formando com uma criança que não se acha pertencente à cidade de onde ela é?;.

Regiões administrativas

Algumas pessoas pensam que o DF tem apenas uma cidade, Brasília. Não é bem assim. Na verdade, ela é a região administrativa 1 (RA 1). Existem outras 31. Quem pensa dessa forma pode ver a gravidade do erro ao analisar a distribuição de moradores. De um total de mais de três milhões de habitantes do DF, aproximadamente 250 mil vivem em Brasília. O restante vive nas cidades satélites.

O Gama, por exemplo, tem dois sítios urbanos, Ponte Alta e Engenho da Laje, além da própria cidade do Gama. A falta de conhecimento sobre o tema não para por aí. Segundo Cristina Leite, alguns livros didáticos definem Brasília como um município, o que não corresponde à definição técnica.

;Do ponto de vista geográfico, se considera uma cidade toda concentração de pessoas, atividades e serviços vinculados aos setores secundário e terciário da produção;, explica a professora. ;O Distrito Federal, por ser vinculado à esfera federal, não pode ter o seu território fracionado em municípios, daí as regiões administrativas. Mas isso significa que não temos cidades? Sim, temos! Mas do ponto de vista legal, ainda é um imbróglio.;

Professoras reunidas por um propósito em comum

Conhecer a realidade

Vânia Souza, doutora em geografia pela UnB, produziu a tese dela sobre cartografia escolar. Atualmente, ela é professora em uma escola pública de Santa Maria, o Centro Educacional 310. Como professora do ensino médio, Souza acompanha de perto a realidade de jovens que não conhecem os arredores de onde vivem. Em 2010, ela levou os alunos à uma escola da Asa Sul e descobriu que alguns não conheciam o Plano Piloto.

Com o atlas, elas esperam, segundo Vânia, que os professores tenham um material cartográfico adequado para ensinar aos alunos. ;Por parte dos alunos, desejamos que eles possam conhecer melhor a sua própria realidade, em termos globais e regionais;, diz.

O lançamento desse material será na segunda (16), às 18h, no Auditório Dois Candangos, Faculdade de Educação da UnB. Além das autoras, a doutora Flávia Silva, da rede pública de ensino de Goiânia, estará presente para uma roda de conversa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação