Ensino_EducacaoBasica

MEC lança site da carteirinha digital

Portal tem vídeo explicativo e contagem regressiva para lançamento do documento

EuEstudante
postado em 16/09/2019 11:22
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira o portal da carteirinha digital e gratuita, a ID Estudantil. Na página, estudantes e interessados podem conferir informações sobre o documento e tirar dúvidas por meio de vídeo explicativo, além de acompanhar contagem regressiva para o lançamento da carteirinha.
Portal da ID Estudantil permite a estudantes acompanhar contagem regressiva até o lançamento
A partir de dezembro, os alunos poderão adquirir a ID Estudantil nas lojas Google Play e Apple Store. Contados a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, faltam 83 dias para o começo das emissões do documento digital pelo MEC. A medida provisória (MP) da ID Estudantil foi assinada em 6 de setembro e publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de 9 de setembro, quando teve início o prazo de 90 dias para início da emissão das carteirinhas.
[SAIBAMAIS]
De acordo com o ministério, quem solicitar a carteira digital também vai colaborar para a construção de políticas públicas do governo para a educação. O estudante deverá consentir com o compartilhamento dos dados cadastrais e pessoais com o MEC. As informações fornecidas pelos alunos devem subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro, banco de dados nacional de estudantes, a ser criado e mantido pelo MEC.

A emissão de carteirinhas pela pasta não tira a prerrogativa de outras entidades. O documento ainda poderá ser emitido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), entidades estudantis estaduais, municipais e distritais, diretórios centrais dos estudantes, centros e diretórios acadêmicos, e outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes.

ID Estudantil é gratuita

A emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular ou fisicamente pela Caixa Econômica Federal, de graça. O download do aplicativo estará disponível na Apple Store e no Google Play.

Com a ID, os estudantes da educação básica, tecnológica e superior de todo o Brasil poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação