Ensino_EducacaoBasica

Alunos de educação especial fazem passeio de limusine

Atividade extraclasse foi promovida em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

EuEstudante
postado em 18/09/2019 18:18
Estudantes da educação especial da sala de recursos do Centro Educacional 2 (Ced 2) do Cruzeiro passaram o início da tarde desta quarta-feira de um jeito diferente. Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, as professoras proporcionaram aos alunos um passeio de limusine com direito a lanche, montado especialmente para os estudantes, em uma torteria. A atividade foi feita em parceria com as empresas envolvidas.
Estudantes da educação especial do Ced 2 do Cruzeiro participaram de passeio de limusine e de lanche em torteria em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro
Participaram do passeio sete alunos da educação especial, duas professoras e duas educadoras sociais voluntárias. Além da torteria, o trajeto da limusine incluiu o Eixo Monumental, com paradas pela Esplanada dos Ministérios e Torre de TV.
[FOTO1452881]

Cláudia Madoz, coordenadora intermediária de educação especial do Plano Piloto, explica que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência resgata e lembra a trajetória pela inclusão. A Secretaria de Educação do Distrito Federal, de acordo com a coordenadora, prevê, em calendário, que atividades em torno da temática sejam feitas durante a semana que inclui o dia. "A socialização das pessoas com deficiência diz respeito não apenas à visibilidade e à inclusão, mas a levá-las a espaços que desconhecem ou que não têm acesso, como foi o caso do passeio de limusine. A semana e o dia também são sobre oportunizar atividades e lugares."

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Lei Federal n; 11.133/2005 instituiu 21 de setembro como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Neste dia, todos os estados e o Distrito Federal desenvolvem atividades voltadas a ratificar os direitos e garantias das pessoas com deficiência, a valorizar a diversidade, bem como reforçar a importância da viabilização da condições efetivas de inclusão social. Em conformidade com a lei, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/DF) inclui essa data no calendário oficial da rede pública de ensino do DF.

As salas de recursos da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto (CRE/PP) estão desenvolvendo uma série de atividades nas escolas voltadas para afirmar a data como marco nas conquistas das pessoas com deficiência, além de celebrar os ganhos advindos da luta da pessoa com deficiência em ter os seus direitos resguardados, bem como meios para a valorização da diversidade e viabilização de condições efetivas de inclusão educacional e social. Algumas das atividades incluem sensibilizações, formações, palestras, filmes e passeios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação