Ensino_EducacaoBasica

Inep divulga gabaritos do Encceja Exterior

Divulgação do resultado foi publicada oito dias antes do previsto. Respostas corretas das questões podem ser acessadas no portal do instituto

Eu, Estudante
postado em 03/10/2019 12:21
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação dos gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos brasileiros residentes no exterior (Encceja Exterior).

Encceja exterior tem duas finalidades para estudantes
As respostas foram publicadas no portal do Inep nesta quinta-feira (3), oito dias antes da data prevista em edital. Também estão disponíveis os gabaritos das provas do Encceja para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade no exterior, o Encceja Exterior PPL. O resultado final das provas do Encceja regular, aplicadas em todo o Brasil em 25 de agosto, será divulgado em dezembro.

Utilização

Os resultados do Encceja Exterior podem ser usados de duas formas. O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. Para ter direito à certificação, a nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Nesta edição, o Encceja Exterior foi aplicado em 18 cidades de 12 países: Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Houston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Caiena (Guiana Francesa); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname). O Encceja Exterior PPL foi aplicado em unidades prisionais de Tóquio, no Japão.

Encceja Nacional PPL

Neste momento, o Inep prepara-se para a aplicação do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL), que vai ocorrer em 8 e 9 de outubro. O exame é destinado a adultos privados de liberdade e a jovens sob medida socioeducativa das unidades ligadas aos órgãos de administração prisional e socioeducativa brasileiros que firmarem Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso com o Inep.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação