Eu, Estudante
postado em 13/10/2019 18:58
As provas do 1; Torneio Meninas na Matemática (TM;) serão aplicadas na próxima quinta-feira (17), às 14h, nos locais determinados por cada coordenação regional. A intenção é incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas e criar um ambiente mais estimulante para alunas que se interessam por matemática.
A TM; é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é para alunas dos ensinos fundamental (a partir do 8; ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o país. O torneio também conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).
As alunas com melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), edição 2018, estarão na lista de participantes da MC;. Alunas indicadas por mérito acadêmico também poderão participar.
A TM; servirá como primeiro teste de seleção para as quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls; Mathematical Olympiad. A competição anual é exclusiva para meninas e inspirou o IMPA a criar o torneio nacional. Desde 2017, o instituto financia a participação da equipe brasileira na olimpíada. A próxima edição da EGMO será em Egmond, na Holanda
A prova contará com cinco questões discursivas para ambos os níveis da competição: nível 2 (alunas do 8; e 9; anos) e nível 3 (ensino médio). As alunas terão quatro horas e 30 minutos para resolvê-las. A organização recomenda que as estudantes cheguem ao local da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência.
Serão distribuídas 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 12 de bronze, totalizando 24, e até 20 menções honrosas para as alunas com os melhores desempenhos. A lista de premiadas será divulgada no site do torneio, em 11 de dezembro.
Mais informações podem ser obtidas no site: