Publicidade

Correio Braziliense

Torneio Meninas na Matemática terá primeira edição nesta quinta-feira (17)

Competição pretende aumentar a participação feminina em olimpíadas científicas. Participarão cerca de 200 estudantes e o foco será matemática


postado em 13/10/2019 18:58 / atualizado em 14/10/2019 16:26

As provas do 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²) serão aplicadas na próxima quinta-feira (17), às 14h, nos locais determinados por cada coordenação regional. A intenção é incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas e criar um ambiente mais estimulante para alunas que se interessam por matemática.
 
(foto: Deborah Alves)
(foto: Deborah Alves)
 
A TM² é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é para alunas dos ensinos fundamental (a partir do 8º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o país. O torneio também conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

As alunas com melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), edição 2018, estarão na lista de participantes da MC². Alunas indicadas por mérito acadêmico também poderão participar. 

A TM² servirá como primeiro teste de seleção  para as quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad. A competição anual é exclusiva para meninas e inspirou o IMPA a criar o torneio nacional. Desde 2017, o instituto financia a participação da equipe brasileira na olimpíada. A próxima edição da EGMO será em Egmond, na Holanda
 
(foto: IMPA/Divulgação)
(foto: IMPA/Divulgação)
 
A prova contará com cinco questões discursivas para ambos os níveis da competição: nível 2 (alunas do 8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). As alunas terão quatro horas e 30 minutos para resolvê-las. A organização recomenda que as estudantes cheguem ao local da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência. 

Serão distribuídas 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 12 de bronze, totalizando 24, e até 20 menções honrosas para as alunas com os melhores desempenhos. A lista de premiadas será divulgada no site do torneio, em 11 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas no site: 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

Não há desenvolvimento sem educação 07:00 - 11/11/2019 - Compartilhe

Não há desenvolvimento sem educação

Seleção exclusiva para PCD 07:00 - 11/11/2019 - Compartilhe

Seleção exclusiva para PCD

Brasília: futuro polo de moda internacional 07:00 - 11/11/2019 - Compartilhe

Brasília: futuro polo de moda internacional

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade