Publicidade

Correio Braziliense

643 cidades aderem ao modelo de escolas cívico-militares, anuncia MEC

Número foi anunciado em coletiva de imprensa. Weintraub destacou que há municípios demonstrando interesse em estados que não indicaram desejo de participar


postado em 16/10/2019 15:58 / atualizado em 16/10/2019 17:43

Janio Macedo, Abraham Weintraub e Aroldo Cursino anunciaram dados a jornalistas na sede do MEC(foto: Gabriel Jabur/MEC )
Janio Macedo, Abraham Weintraub e Aroldo Cursino anunciaram dados a jornalistas na sede do MEC (foto: Gabriel Jabur/MEC )
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (16/10), que 643 municípios manifestaram interesse em aderir o modelo de escolas cívico-militares e participar do programa lançado pela pasta. O número, segundo o MEC, ainda pode crescer já que alguns municípios enviaram a manifestação por meio de correspondência. 

 

“Tem excesso de demanda e não tenho excesso de oferta”, disse Abraham Weintraub, ministro da Educação. Ele prometeu entregar, até 15 de novembro, uma lista com as primeiras escolas que receberão o programa. O objetivo da pasta é militarizar 216 escolas públicas até 2023. No ano que vem, o modelo chegará a 54 escolas.

 

Participaram da entrevista coletiva, além de Weintraub, o secretário de Educação Básica (SEB), Janio Macedo; e Aroldo Ribeiro Cursino, subsecretário de Fomento às Escolas-Cívico Militares. Weintraub destacou o número “expressivo” de municípios que aderiram ao programa. Inclusive o interesse de municípios que ficam em estados que não manifestaram interesse.

 

O estado da Bahia, por exemplo, não se mostrou interessado, mas 63 municípios baianos afirmaram ao MEC que desejam participar. Na mesma situação estão os estados de Maranhão, Paraíba, Pernambuco e outros.

 

"Se o município é muito pequeno e o governador não vai dar apoio, é mais difícil. Como a gente precisa da colaboração do estado, a gente está pensando em uma solução", disse o ministro.

 

A região Nordeste lidera o ranking de municípios que demonstraram interesse, com 290 prefeituras interessadas. Em seguida, vem a região Sudeste, com 215. No Sul, 54 municípios devem aderir ao formato; no Norte, 46; e, no Centro-Oeste, 38.  

Assista ao vídeo da coletiva:

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade