Ensino_EducacaoBasica

Ensino e alfabetização no Brasil são um desastre, diz ministro da Educação

Em discurso, Abraham Weintraub destacou o último resultado do Pisa

Maria Eduarda Cardim
postado em 22/10/2019 10:57
[FOTO1] ;O ensino e a alfabetização no Brasil são um desastre;. A frase é do ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, que participou, na manhã desta terça-feira (22/10,) da abertura da Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), que reúne especialistas brasileiros e estrangeiros até sexta-feira (25/10).

Em discurso, Weintraub destacou o último resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), realizado em 2015. No último Pisa, realizado em Brasil ficou na 63; posição em ciências, na 59; em leitura e na 66; colocação em matemática na prova feita em 70 países.

;Talvez se os ministros anteriores, os governos anteriores, se preocupassem menos em doutrinar e se preocupassem mais em ensinar a ler, escrever e fazer contas, talvez o Brasil não estivesse em último lugar da América do Sul. Ficamos atrás de Colômbia, de Chile, Argentina, Uruguai;, afirmou.

A Conabe faz parte das ações de implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em abril pelo governo federal. A ideia é debater boas práticas e após o evento reunir as discussões e propostas no Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe), que será publicado em abril de 2020.

O ministro da Educação acredita que os resultados já poderão ser vistos no ano que vem. ;Assim que as crianças voltarem às aulas, elas vão ter uma surpresa;, disse. Weintraub também destacou a importância da PNA, que, segundo ele, pode ;tirar o Brasil das trevas;.

;O que a gente vai deixar de legado não vai ser o Future-se, não vai ser a escola cívico-militar, não vai ser a carteirinha digital. O maior legado do governo Bolsonaro é o ponto de inflexão onde o filho do pobre vai começar a ter contato com o ensino igual a classe média e o rico. A abordagem que essa criança vai ter na escola será científica. Vai poder ser alfabetizada com uma técnica adequada e não doutrinada por dogmas de esquerda totalitários;, completou.

O secretário de Alfabetização, Carlos Francisco Nadalim, classificou a PNA como uma política de Estado que ;transcende governos;. ;PNA se diferencia porque se apoia em evidências científicas para analisar a aprendizagem da leitura e da escrita;, disse.

Educação básica

A Conabe tem como tema a "Política Nacional de Alfabetização e o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia; e está sendo realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Anderson Ribeiro Correia, presidente da Capes, ressaltou que a PNA é a principal prioridade do MEC. ;A educação básica é o insumo da educação superior. Isso é essencial pra gente. É um orgulho para Capes poder sediar esse evento;, disse.

Entre os palestrantes estão professores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do mundo. Entre os nomes estrangeiros estão profissionais de Harvard. Secretários municipais de educação de algumas cidades brasileiras também estarão presentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação