Ensino_EducacaoBasica

Uma semana dedicada à ciência

16ª edição de evento nacional voltado à divulgação de projetos de pesquisa continua até domingo. No DF, a programação ocorre no Parque da Cidade, e a expectativa é reunir 100 mil pessoas

Luiz Oliveira*
postado em 23/10/2019 07:00 / atualizado em 09/09/2020 16:20
Carros elétricos, robôs, maquetes, protótipo de prótese para pessoas com paralisia feita por estudantes, estrutura que possibilita experimentar a vivência de estar em um planetário, caminhões e aviões do Exército. Essas são apenas algumas das atrações encontradas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade que recebe, esta semana, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Só em Brasília, a expectativa é de que o evento receba cerca de 100 mil pessoas até domingo.
Com o tema "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável", o evento ocorre concomitantemente em 23 estados e no Distrito Federal. A programação é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com secretarias, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos, empresas e outras instituições. Na capital federal, o Parque da Cidade se tornou polo de diversas atividades interativas, nas quais os mais de 100 expositores de diversos segmentos aproveitam o espaço e o momento para divulgar projetos de pesquisa.
As estudantes Milene Carneiro dos Reis Santos e Fernanda Gilcimara
As estudantes Milene Carneiro dos Reis Santos e Fernanda Gilcimara (foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
As amigas Fernanda Gilcimara, 18 anos, e Milene Carneiro, 18, estavam animadas para conferir os estandes que encheram os 21.000 metros quadrados do Pavilhão de Exposições. As duas frequentam a feira todos os anos desde a época da escola. "A gente sempre vinha nos passeios, só que sempre tinha que ir embora cedo, era muito triste, porque não dava tempo de ver tudo", disse Milene. No entanto, essa situação mudou após elas concluírem o ensino médio. "Convidei a Fernanda para vir este ano comigo para poder aproveitar tudo que o evento possibilita sem pressa", conta.

Estandes que são museus

Gabriel Marins Ramos Rodrigues, membro do projeto Bio na Rua
Gabriel Marins Ramos Rodrigues, membro do projeto Bio na Rua (foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Entre os mais de 100 projetos expostos na feira, dois se assemelham por uma característica comum: o apreço por museus. O Bio na Rua é um programa de extensão formado por alunos de biologia da Universidade de Brasília (UnB). Gabriel Marins, 21 anos, ressalta a importância da iniciativa para a sociedade. "O Bio na Rua surgiu em 2014 e tem a intenção de desmistificar a fauna e a flora do cerrado para as pessoas que não têm grande conhecimento sobre esses temas", esclarece. "A gente faz isso compartilhando tudo o que aprende com a sociedade." O projeto é vivenciado a partir de um "museu itinerante", que é levado para locais como escolas públicas e particulares.
Janaína Soares, à esquerda, e Bianca Souza, à direita, são integrantes do projeto Museu de Anatomia
Janaína Soares, à esquerda, e Bianca Souza, à direita, são integrantes do projeto Museu de Anatomia (foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press)

O projeto Museu de Anatomia Humana, da Faculdade de Saúde da UnB busca aproximar a população da fisionomia e da fisiologia do corpo humano. As integrantes do projeto do museu Janaína Soares, 18, e Bianca Sousa, 18, ressaltam a importância de participar da semana do MCTIC. "Muitas pessoas não sabem como chegar à UnB, é muito difícil. Então, ter a possibilidade de estar em contato com um público maior faz com que o projeto seja mais divulgado", aponta Janaína.

Meninas na tecnologia

Melissa Cardoso foi uma das beneficiadas pelo Meninas.comp
Melissa Cardoso foi uma das beneficiadas pelo Meninas.comp (foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Com o objetivo de incentivar uma maior participação de meninas dos ensinos fundamental e médio da rede pública em tecnologia e computação, o projeto de extensão da UnB Meninas.comp está presente na feira. A iniciativa tem parceria com 11 escolas públicas e desenvolve atividades voltadas para as estudantes. Melissa Cardoso, 22, aluna de física da Universidade de Brasília, foi beneficiada pelo projeto durante a educação básica e, depois de ingressar no ensino superior, se tornou uma das monitoras do Meninas.comp. Ela compartilha a importância do projeto para a sua formação. "Ele abriu meus horizontes. Antes, eu tinha vergonha de dizer que queria cursar algum curso de exatas, muito em função do que as pessoas diziam, mas, depois de participar do projeto, isso mudou", relata.

Para desmistificar a ciência

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, marcou presença na feira em Brasília ontem (22). Ele ressaltou os objetivos que a semana pretende alcançar, classificando-os como primordiais para o Brasil. "Nesse evento, existe a possibilidade de o público em geral ter contato com o que tem sido pesquisado, trabalhado em termos de ciência e tecnologia no país. Nós temos todas as nossas unidades de pesquisas representadas, além de muitos outros participantes de outras organizações que trabalham com ciência e tecnologia", afirma.
 
Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia-Inovações e Comunicações
Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia-Inovações e Comunicações (foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Marcos Pontes destacou também o caráter motivacional do evento para os jovens. "Isso porque eles vêem as possibilidades que existem na ciência a partir das conversas com pesquisadores e profissionais que trabalham com isso. E ali pode-se despertar uma vocação para o futuro", comenta. Para o ministro, a feira representa também a possibilidade de mudar perspectivas. "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desmistifica o olhar da população em relação à pesquisa porque eu tenho certeza que as pessoas, ao virem para cá, vão ficar impressionadas com a capacidade da ciência no país."
O ministro defendeu também que o evento é boa oportunidade para quem procura meios de crescer no mercado de trabalho. "Aqui, aqueles que estão buscando empreender podem encontrar aquilo que falta para desenvolver a ideia deles. Além disso, nós temos os nossos agentes de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) à disposição para conversas", explica.
Visite!

16; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no DF
Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Quando: das 9h às 20h, de segunda a sábado e, das 10h às 20h, no domingo
Como: entrada gratuita
Informações no site: e nos telefones (61) 2033-8620 e (61) 2033-5148
 
 

*Estagiário sob supervisão de Ana Paula Lisboa

  • Gabriel Marins Ramos Rodrigues, membro do projeto Bio na Rua
    Gabriel Marins Ramos Rodrigues, membro do projeto Bio na Rua Foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Janaína Soares, à esquerda, e Bianca Souza, à direita, são integrantes do projeto Museu de Anatomia
    Janaína Soares, à esquerda, e Bianca Souza, à direita, são integrantes do projeto Museu de Anatomia Foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia-Inovações e Comunicações
    Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia-Inovações e Comunicações Foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press
  • Melissa Cardoso foi uma das beneficiadas pelo Meninas.comp
    Melissa Cardoso foi uma das beneficiadas pelo Meninas.comp Foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação