Ensino_EducacaoBasica

"Creche e pré-escola não eram prioridade antes", diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirma ao programa CB.Poder que a educação infantil é a prioridade educacional do governo Bolsonaro

Catarina Loiola*
postado em 25/10/2019 16:30
[FOTO1]O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou, nesta sexta-feira (25/10), que a prioridade do governo Jair Bolsonaro não são as universidades, mas a alfabetização das crianças, área na qual não houve investimento suficiente nos governos anteriores, segundo ele.

"O filho do pobre não tem creche não tem pré-escola porque não eram prioridade. Não dá para doutrinar, não dá para colocar bilhões, não dá para fazer manifestação com as crianças da creche. As crianças da creche não vão queimar pneu na via pública", afirmou, em entrevista ao programa CB.Poder, parceria entre a TV Brasília e o Correio Braziliense (assista a íntegra abaixo).

De acordo com ele, o orçamento de uma única universidade federal é suficiente para colocar todas as crianças do país estudando em creches. "O orçamento de uma universidade federal, das melhores, é acima de R$ 3 bilhões. Eu boto todas as crianças na creche que precisam ser colocadas no Brasil."

Weintraub declarou que, nos próximos três anos, será possível perceber o avanço na educação infantil brasileira. Esta semana, afirmou, deve ser implementada a Política Nacional de Alfabetização (PNA), durante 1; Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidência (Conabe). "Estamos desconstruindo primeiro os dogmas. Em segundo, estamos trazendo todas as experiências que dão certo lá fora", disse.

Gasto de forma ineficiente

Em relação à questão orçamentária, o ministro afirmou que o Brasil gasta 7% do Produto Interno Bruto (PIB) com educação e ensino, valor acima da média proposta pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 6%.

"O problema é que hoje o maior custo fica na folha de pagamento, nas pessoas, na merenda, e isso tem baixo controle. A gente não gasta pouco com ensino e educação no Brasil, a gente gasta muito. Só que gasta mal e de forma ineficiente."

Enem

Nove dias antes da primeira prova de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Weintraub afirmou que a aplicação está garantida. O exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios.


*Estagiária sob a supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação