A eleição para diretores ocorreu com êxito na última quarta-feira (27/11). Pais, mães, estudantes e professores compareceram às escolas para escolher os gestores que ficarão responsáveis até 2022. Os nomes dos eleitos serão divulgados, na quinta-feira (28/11), pela Secretaria de Educação.
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Mais de 600 colégios participaram do processo eleitoral 2019. A eleição para os cargos de direção nas escolas do DF é regulamentada pela Lei n; 4.751, a Lei de Gestão Democrática, aprovada em 2012. Por ela, a centralidade da escola e o caráter público seguem o princípio da participação da comunidade escolar na definição e na implementação de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, como o processo de decisão de diretores e vice-diretores.
Nas escolas em que o quórum não for atingido, o diretor será indicado pela secretaria. Em 550 escolas havia somente uma chapa concorrendo, para professores e servidores, a quantidade mínima de votantes é de 50%. Para o restante da comunidade - pais, mães, responsáveis e estudantes - o mínimo foi de 10% de comparecimento.
O mais importante, entretanto, segundo o secretário de Educação, João Pedro Ferraz, é o compartilhamento das preocupações pela comunidade escolar. Os resultados estão sendo apurados desde o fim da votação por uma mesa composta por um presidente, vice-presidente e secretário. A divulgação dos nomes está prevista para a tarde de hoje (28), mas o resultado final sairá em 18 de dezembro, após o período de recursos.