Ensino_EducacaoBasica

Diretores eleitos para escolas do DF serão divulgados nesta quinta-feira

Escolha dos gestores de mais de 600 escolas públicas foi realizada na quarta-feira (27)

Lanna Silveira*
postado em 28/11/2019 12:28

A eleição para diretores ocorreu com êxito na última quarta-feira (27/11). Pais, mães, estudantes e professores compareceram às escolas para escolher os gestores que ficarão responsáveis até 2022. Os nomes dos eleitos serão divulgados, na quinta-feira (28/11), pela Secretaria de Educação.

[FOTO1]

Mais de 600 colégios participaram do processo eleitoral 2019. A eleição para os cargos de direção nas escolas do DF é regulamentada pela Lei n; 4.751, a Lei de Gestão Democrática, aprovada em 2012. Por ela, a centralidade da escola e o caráter público seguem o princípio da participação da comunidade escolar na definição e na implementação de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, como o processo de decisão de diretores e vice-diretores.

Nas escolas em que o quórum não for atingido, o diretor será indicado pela secretaria. Em 550 escolas havia somente uma chapa concorrendo, para professores e servidores, a quantidade mínima de votantes é de 50%. Para o restante da comunidade - pais, mães, responsáveis e estudantes - o mínimo foi de 10% de comparecimento.

O mais importante, entretanto, segundo o secretário de Educação, João Pedro Ferraz, é o compartilhamento das preocupações pela comunidade escolar. Os resultados estão sendo apurados desde o fim da votação por uma mesa composta por um presidente, vice-presidente e secretário. A divulgação dos nomes está prevista para a tarde de hoje (28), mas o resultado final sairá em 18 de dezembro, após o período de recursos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação