Ensino_EducacaoBasica

MEC anuncia saída do Brasil do grupo de educação do Mercosul

Segundo o ministro da pasta, Abraham Weintraub, a medida foi tomada com o objetivo de acabar com fontes de despesas do governo que não geram resultados concretos

Maria Eduarda Cardim
postado em 29/11/2019 12:00
[FOTO1] O Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira (29/11) a saída do Brasil do grupo de educação do Mercosul. De acordo com o ministro da pasta, Abraham Weintraub, a medida reflete o posicionamento do governo em acabar com fontes de despesas que não geram resultados concretos.

;Depois de 28 anos participando da área educacional do Mercosul, a decisão do governo é que a partir de hoje o Brasil só discutirá apenas relacionamentos bilaterais com Paraguai, Argentina e Uruguai. O Brasil passa a tratar com cada um desses países individualmente;, afirmou o ministro em coletiva de imprensa.

De acordo com Weintraub, a medida leva em consideração os resultados das últimas reuniões e o custo delas. ;Após 28 anos, não há resultados concretos e objetivos para a gente mostrar e a despesa e o custo foi grande;, afirmou. O ministro acredita que durante os últimos foi gasto R$ 30 milhões de reais com as reuniões.

Weintraub garantiu que nada será interrompido ou atrapalhado. ;A única coisa que muda é que essas reuniões não vão mais acontecer com a presença do Brasil porque na prática nada foi obtido;, disse o ministro, que garantiu que os governos dos países participantes do Mercosul foram avisados. ;Foi tudo bem. Eles entenderam que a relação bilateral está preservada. Foi tudo ótimo. Sem problema nenhum;, completou.

Segundo Weintraub, na última reunião feita, apenas o ministro do Paraguai compareceu. A Argentina enviou um representante da embaixada e o Uruguai não enviou ninguém. ;Era um grupo que já não funcionava mais, mas tinha custos. E objetivo do governo Bolsonaro é sempre buscar eficiência para o pagador de impostos brasileiros;, justificou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação