Ensino_EducacaoBasica

Vencedores da 15ª edição da Obmep são divulgados: 7.475 medalhas

Menções honrosas chegam a 51,9 mil. Mais de 18 milhões de alunos de 54,8 mil escolas se inscreveram no torneio de matemática que descobre talentos da área

Eu, Estudante
postado em 03/12/2019 16:47
[FOTO1]A lista de ganhadores da 15; edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi divulgada nesta terça-feira (3/12).
A premiação é composta por 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e até 51,9 mil menções honrosas.
Como incentivo, os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa).
No total, a 15; edição teve mais de 18 milhões de alunos de 54,8 mil escolas inscritos. O torneio é para estudantes do 6; ano do ensino fundamental à 3; série do ensino médio.
Os números são abrangentes: 99,71% dos municípios brasileiros tinham pelo menos um jovem concorrendo.
A Obmep foi iniciada em 2005 para estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica.
A olimpíada é realizada pelo Impa e promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Apesar de ter sido criada com foco nas escolas públicas, a Obmep também tem participação de escolas particulares. Alunos das redes pública e particular são premiados separadamente.

Resultados no DF

Em Brasília, receberam medalha de ouro 34 estudantes das seguintes instituições: Colégio Militar de Brasília, do Colégio Militar Tiradentes, Centro de Ensino Fundamental (CEF) 404 de Samambaia, do Centro Educacional (CED) São Bartolomeu, CEF 102 Norte, CEF Polivalente e CED 1 do Riacho Fundo II.
As medalhas de ouro da rede particular vieram de Escola das Nações (Artur Arruda, Nível 1) e Colégio Olimpo (Gabriela Santana Morgado, Nível 2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação