Ensino_EducacaoBasica

Bolsonaro diz que TV Escola 'deseduca' e chama Paulo Freire de 'energúmeno'

''Era uma programação totalmente de esquerda, ideologia de gênero. Dinheiro público para ideologia de gênero. Então tem que mudar'', disse

Rodolfo Costa
postado em 16/12/2019 10:04

[FOTO1]O presidente Jair Bolsonaro defendeu a decisão do Ministério da Educação em despejar a TV Escola das dependências da pasta e encerrar o contrato com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), entidade responsável pelo gerenciamento da emissora.

O chefe do Executivo federal considera que o conteúdo programático ;deseduca;. ;Era uma programação totalmente de esquerda;, comentou. Também sobraram críticas ao educador Paulo Freire, quem Bolsonaro chamou ;energúmeno;. A decisão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o fortalece.

Bolsonaro desmentiu as especulações sobre possíveis mudanças no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, entre elas, no comando da pasta. ;Não está previsto mudar. De acordo com os jornalistas que o criticaram, eu falei, ;Weintraub, você não sai mais daí;. Mirian Leitão criticando, Noblat criticando, é sinal que tá funcionando;, declarou.

A defesa a Weintraub e os comentários sobre a extinção da TV Escola foram feitos após Bolsonaro ser questionado sobre a rescisão contratual com a Acerp. ;Conhecem a programação? Deseduca. Por que a educação do Brasil tá assim, lá embaixo? Tem pessoas comentando que vai acabar com a cultura, esse tipo de cultura vai acabar. Agora, queriam renovar o contrato, R$ 350 milhões, que seriam jogados no lixo;, sustentou.

O objetivo, pelo que sinalizou Bolsonaro, é firmar contrato com outra companhia. ;Vai gastar menos com outra empresa;, afirmou. Um dos motivos defendidos pelo presidente para a rescisão contratual é a baixa audiência. ;Quem assiste TV Escola? Ninguém assiste. É dinheiro jogado fora;, acusou.

Ele garantiu, contudo, o desejo de ampliar investimentos na TV Ines, canal voltado a surdos gerido pela Acerp. ;Acho que são mais de 5 milhões de pessoas que têm problema auditivo e de fala, e isso dá 2,5% da população. Vamos buscar atender essas pessoas, dobrando de 1% para 2% (o orçamento);, ponderou.

Ideologia de gênero

As programações, contudo, terão alinhamento com o atual governo. ;Agora, (a TV Escola) era uma programação totalmente de esquerda, ideologia de gênero, dinheiro público para ideologia de gênero. Tem que mudar, e aí tem reflexo daqui a cinco, 10, 15 anos, vai ter reflexo disso aí;, acusou. O comentário foi sucedido de críticas a Paulo Freire. ;Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno aqui que foi ídolo da esquerda;, criticou.

O presidente associou, depois, o atual modelo educacional com . ;Olha a prova do Pisa, estamos em último lugar do mundo. Se não me engano, ciência, matemática e língua portuguesa. Em um ou dois itens, somos os últimos da América do Sul. Vamos esperar o que desse Brasil?;, reclamou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação