Ensino_EducacaoBasica

Weintraub considera ditadura militar ''tema polêmico'' para o Enem

Ministro da Educação foi questionado sobre a ausência do tema no exame do ano passado

Correio Braziliense
postado em 17/01/2020 15:08
''Objetivo do Enem não é polemizar'', afirma o ministroO ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta sexta-feira (17/1) que a ditadura militar é um "tema polêmico" e que ainda não foi “pacificado”  sobre o que ocorreu durante o período, de 1964 a 1985. O ministro foi questionado durante a divulgação do balanço do último Exame Nacional do Ensino médio (Enem), cujo o tema não foi abordado na prova.

“Como no Brasil, existe ainda uma coisa não pacificada sobre como foi o regime militar, o objetivo do Enem não é polemizar e, sim, selecionar as melhores cabeças. Nem fui eu -- o banco examinador resolveu não colocar, não é para ter questão polêmica", argumentou sobre a ausência de questões sobre o período. 

Weintraub aproveitou a pergunta para fazer menção aos regimes na Venezuela e o de Miguel Díaz-Canel em Cuba. “Vamos falar, então, da ditadura do Maduro", rebateu. “Para mim, ditadura é isso, uma situação muito pesada”, acrescentou. 

O presidente Jair Bolsonaro omite a existência da ditadura militar desde antes do mandato. Um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro, chegou a se manifestar nas redes sociais no ano passado pedindo a revisão de livros didáticos que abordam o período.

Bolsonaro já criticou versões anteriores do exame por trazer questões ideológicas. Outro alvo de críticas por parte do presidente foi a prova de 2018, devido à menção a um dialeto popularmente falado pela comunidade LGBT. O governo, desde então, realiza um pente fino no banco de questões para a elaboração do Enem.

* Estagiária sob a supervisão do Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags