Ensino_EducacaoBasica

Primeira escola pública do Sol Nascente será inaugurada nesta quinta

Em funcionamento desde segunda-feira, a Escola Classe Juscelino Kubitschek será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (13/2). Cerca de 900 alunos estudam no novo centro de ensino, o primeiro da região administrativa recém-criada

Correio Braziliense
postado em 13/02/2020 06:00
A haitiana Andrerose Cherubin está encantada com a nova escola do filho Anderson: Cerca de 900 crianças do Sol Nascente ganharam a oportunidade de estudar perto de casa. Desde segunda-feira, a Escola Classe Juscelino Kubitschek (EC JK) abriu as portas para estudantes matriculados nos ensinos infantil e fundamental, do 1° ao 5° ano. Equipada com salas de artes, leitura, informática e música, a unidade é a primeira desse modelo instalada na região, considerada uma das mais carentes do Distrito Federal.  

Apesar de o colégio ter iniciado o período letivo no início da semana, a inauguração está marcada para esta quinta-feira (13/2). O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o secretário de Educação, João Pedro Ferraz dos Passos, comparecerão à solenidade, aberta ao público. A construção da unidade foi viabilizada por meio de acordo judicial entre o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e a construtora Paulo Octávio, responsável pela execução e pelo custeio da obra.  

O auxiliar de serviços gerais Ecílio Alves dos Santos, 61 anos, morava em Samambaia até o fim do ano passado, quando decidiu se mudar para o Sol Nascente com a família. Assim que chegou à região, soube da inauguração. “A primeira coisa que fiz foi fazer a matrícula da minha menina. Agora, não ando nem 10 minutos para buscá-la. Isso facilitou muito as nossas vidas”, comentou. Caso não tivesse conseguido a vaga, ele precisaria ir a Ceilândia diariamente para que a filha Eliete dos Santos, 10, estudasse.  

De acordo com Ecílio, a estrutura impressiona. “Em Samambaia, a minha menina não estudou em escolas bonitas como essa. É impressionante”, destacou. O auxiliar de serviços gerais ressalta que a construção de uma unidade de ensino com equipamentos sofisticados incentiva as crianças a se interessarem pelos estudos. “Para mim, isso significa uma valorização tanto da nossa região como da nossa comunidade”, afirmou.  

A dona de casa Andrerose Cherubin, 37, acredita que o centro de ensino trará boas oportunidades para o filho Anderson, 5. “Este é o primeiro ano dele como estudante. Caso não tivesse conseguido vaga, precisaria andar 45 minutos até a escola mais próxima. Aqui, não demoro nem 20”, ressaltou. Nascida no Haiti, ela veio do país caribenho há cinco anos e, desde então, mora no Sol Nascente. “No momento, tudo está muito bonito. Agora, o ideal é que tenha manutenção, para que essa felicidade não acabe”, alertou.

Matrícula 

Entre domingo e segunda-feira, pais interessados em matricular os filhos na EC JK dormiram em frente ao colégio em busca de uma vaga. A diretora da unidade, Marilda Rosa, ressaltou que todos os espaços disponíveis foram ocupados. “Tivemos uma boa fila e colocamos os alunos conforme couberam”, informou. De acordo com ela, agora, a escola avalia se também funcionará na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estamos fazendo pesquisas na comunidade para saber se há demanda”, explicou.

Marilda considera a inauguração um marco para os moradores do Sol Nascente. “A unidade oferece uma qualidade de vida melhor aos estudantes. Desde segunda-feira, percebi que muitos pais e crianças se sentem emocionados. Temos o desafio de oferecer educação para essas pessoas e fazer uma transformação na vida delas”, disse.  

Oportunidade

Além da Escola Classe JK, os moradores do Sol Nascente contam com outras três unidades de ensino, em Ceilândia: a Escola Classe Setor P Norte, o Centro de Ensino Fundamental 32 e a Escola Classe 66. Quem deseja transferir o filho matriculado na rede precisa registrar interesse diretamente no colégio e aguardar a disponibilidade de vaga.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags