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Escolas encenam peças de teatro para evitar a contaminação do coronavírus

As aulas de história e de redação também estão sendo usadas para ministrar o conteúdo sobre a nova doença

Correio Braziliense
postado em 04/03/2020 20:26

Colégios Marista

O Colégio Marista Champagnat em Taguatinga e o Marista Águas Claras estão realizando campanhas de prevenção ao coronavírus e outras doenças infectocontagiosas para seus alunos. As campanhas foram iniciadas na segunda-feira (2) e foram batizadas com os nomes de Liga Marista dos Cuidados Diários, englobando da educação infantil até o ensino médio. As campanhas disponibilizam ilustrações de super-heróis com dicas de prevenção ao vírus.
 
Professores do colégio Marista Champagnat, em Taguatinga, apresentam peças de teatro sobre higienização 
O objetivo é que as medidas preventivas circulem pelas instituições e por meio das redes sociais. Como parte dessa ação, os professores do Marista Champagnat de Taguatinga, localizado na QSD Área Especial 01, estão encenando peças teatrais até sexta-feira (6). As apresentações ocorrerão no pátio e no auditório da escola. Os atores-professores, fantasiados de super-heróis, ensinam a maneira correta de higienização para evitar o contágio do coronavírus e outras doenças.

Os Professores de ciências e os orientadores educacionais são responsáveis pela campanha em geral. "Nós sempre trabalhamos com arte e cultura. Então, gostamos de realizar peças teatrais para as crianças absorverem melhor as informações. Consideramos essa a melhor forma de ensinarmos para os alunos como se prevenirem dessa nova doença", disse a diretora, Márcia Ferreira, 57 anos.

Os alunos da instituição demonstram bastante interesse pela peça teatral. Isabele Costa, 7, aluna do 2° ano D do ensino fundamental, reforça: "Gostei quando os herói chegaram. Foii demais. Eles lutaram contra o vilão, coronavírus. Aprendi muito. Agora sei que não preciso só lavar as mãos, mas  tenho que usar álcool em gel e não posso emprestar minha garrafinha de água para os colegas".

Miguel Augusto, 7, da mesma turma de Isabele, demonstrou entusiasmo ao querer se juntar aos super-heróis para combater essa e outras doenças. "Eu gostei quando o vírus foi morto pelos super-heróis. Agora sei que preciso lavar as mãos sempre que tossir, espirrar ou terminar de brincar, para também poder combater essa e outras doenças".
 

Saiba Mais

 
 
O colégio também está reforçando em salas de aula formas de prevenção, principalmente com dicas de higienização das mãos. Os professores  esclarecem dúvidas dos alunos sobre o coronavírus e as salas de aula estão sendo higienizadas. Álcool em gel também  está sendo disponibilizado.

A professora regente Marcela Regina, 39, do 2ª ano do ensino fundamental, comenta que essa campanha não fica limitada somente ao colégio. “Todos os conhecimentos adquiridos pelos alunos são levados para casa, e assim os pais também são conscientizados  e podem passar as informações adiante. Então, essa campanha acaba causando um impacto muito maior, não ficando limitada somente dentro da escola”. 
 

A Liga Marista dos Cuidados Diários tem o slogan “Seja um Herói da Proteção e Combata Vírus e Bactérias”. Há seis dicas básicas que são transmitidas pelos professores na peça:

 

  1. Lave as mãos com frequência.
  2. Use álcool em gel.
  3. Cubra a boca com antebraço ao tossir ou espirrar.
  4. Mantenha-se hidratado.
  5. Não toque na região dos olhos, nariz e boca sem estar com as mãos limpas.
  6. Não compartilhe objetos de uso pessoal.
 
No elenco que se apresenta para os alunos, estão a auxiliar administrativa e criadora do roteiro Mayra Sousa; o coordenador do Serviço de Arte e Cultura, Guilherme Serra; a coordenadora do Serviço de Escolinha e Treinamento Esportivo, Grazielle Saggiaro; o assistente do Serviço de Arte e Cultura, Ramón Dennys e a estagiária Lorena Matos; a professora de educação física e judô, Rógila Veras; o professor de teatro, Victor Fernandes, a Aassistente da Biblioteca, Luciana Ferreira, e a estudante Laura Saggiaro.

Colégio CIMAN

Outra instituição que também está se propondo a conscientizar seus alunos sobre os riscos do novo vírus é o Colégio CIMAN, localizado na Octogonal. As aulas de história e de redação estão sendo utilizadas para ensinar e incentivar os alunos a darem sugestões de possíveis curas ou formas de prevenção.  As iniciativas são comandadas pelas  professoras das disciplinas.
 
As aulas de história e de redação também estão sendo usadas para ministrar o conteúdo sobre a nova doença 
A professora de história Bruna Santana, que leciona para o sexto e o sétimo anos, aplica suas aulas voltadas ao coronavírus. Após o conteúdo ser ministrado, a docente incentiva os estudantes  a pensarem em possíveis soluções e formas de prevenções.

A professora aproveita a aula para fazer correlações com doenças que aterrorizaram a humanidade durante a Idade Média - como a Peste Negra - e o coronavírus. Assim, os alunos continuam com o foco da matéria, que é história, mas também conseguem estar atentos às questões da atualidade.

Segundo a coordenadora da escola, Adriana Matias, os alunos também utilizam as redes sociais e os canais no YouTube para passar nformações sobre o novo coronavírus. “Os alunos sempre estão muito presentes nas redes sociais. Então, por terem essa presença e por obterem esses conhecimentos no CIMAN, eles sempre estão dando dicas de prevenção na internet”, diz Adriana. 

Esse estudo do coronavírus começou a ser aplicado na matéria de história no fim de fevereiro. Para a professora Bruna, os resultados estão sendo positivos. “Os alunos estão conseguindo se informar sobre a nova doença e pensar em soluções criativas para a prevenção. O resultado obtido está sendo bastante satisfatório. Acreditamos que podem sair iniciativas  interessantes no futuro”, a docente prevê.

A professora de redação Isabela Almeida trabalha em salas de aula com textos jornalísticos, utilizando a técnica de Design Thinking para que os alunos possam se informar e aprender sobre o novo vírus. O Design Thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa. O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos nas vidas dos alunos. Assim, pode-se obter uma visão mais completa na solução de problemas, identificando obstáculos e gerando formas de superá-los. 

Com o conhecimento obtido, a professora propõe que os alunos montem uma fotorreportagem sobre o tema. Assim, crianças que ainda não sabem ler e pessoas analfabetas poderão se inteirar sobre o problema por meio de imagens. O projeto está sendo realizado desde o primeiro bimestre de 2020. 

Às fotorreportagens que estão sendo produzidas serão expostas na  escola para o público interno. A partir do fim do mês, alunos, pais e professores poderão ter acesso ao material no câmpus da instituição.

Todos os trabalhos realizados pelos alunos também são disponibilizados nas redes sociais do Colégio CIMAN, para encontrar é só pesquisar por @colegiocimanoficial no Facebook e Instagram.
 

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